Startup holandesa imprime ponte de aço

A ação experimental usou softwares da empresa Autodesk para programar o robô, capaz de trançar peças de metal ou plástico em formatos complexos.

Graças à disseminação da impressão em 3D, já começamos a ver estruturas inteiras sendo levantadas sem mãos humanas. É o que fez a companhia MX3D no centro de Amsterdã, como demonstração. A empresa especializada na pesquisa de tecnologias robóticas esculpiu uma intrincada ponte de trama metálica sobre um canal de nome difícil: Oudezijds Achterburgwal. O design, assinado pelo jovem Joris Laarman, remete ao trabalho minucioso de tradicionais serralheiros, contrapondo o contemporâneo e o antigo de maneira surpreendente. “Eu acredito na produção digital e local como o novo artesanato. Essa proposta revela possibilidades sustentáveis e de larga escala, sem limitação de forma”, afirma Joris.

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.