Cultivar plantas e temperos em casa é garantia de ambientes bonitos e refeições para lá de apetitosas. Melhor ainda se o canto verde tiver a sua cara, couber em áreas diminutas e colaborar com o meio ambiente, certo? Se chegou até aqui, a proposta de vaso feito a partir de um cobogó é para você.
Quem ensina o passo a passo é a designer Luisa Maciel, do ateliê Verbena Decor. “Opte por materiais que seriam descartados, não utilize novos. Tudo pode e deve ser reciclado”, comenta. Neste tutorial, a profissional utiliza o vaso Cobogó (18 x 18 cm), lançamento do ateliê. Mas você pode usar qualquer um modelo vazado, tá? Que tal aproveitar as peças que sobraram da obra, os retalhos da costura…?
1. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Você vai precisar de: tijolo vazado cobogó, barbante de sisal, lixa para terracota, cola branca, veda borda, quatro estampas de tecido de algodão, botão, linha para bordado, papel cartão, saquinhos plásticos, terra para jardinagem, tesoura, quatro mudas. (Divulgação/BIO Comunicação)
2. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Lixe o cobogó até que a superfície fique uniforme. Reserve. (Divulgação/BIO Comunicação)
3. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Corte um dos tecidos na medida de 14 x 12 cm. Una as duas laterais maiores e costure, formando uma espécie de canudo. Faça o mesmo em uma das aberturas menores, originando um saquinho de 7,5 x 12 cm. Repita o processo com os três tecidos restantes. Reserve. (Divulgação/BIO Comunicação)
4. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Recorte uma tira de papel cartão com cerca de dois dedos de largura e com comprimento suficiente para “abraçar” o cobogó (aproximadamente 75 cm).
Corte uma faixa de tecido da sua preferência com largura maior do que a tira de papel. Cole a tira no centro do tecido e encape-a. Alinhave para dar acabamento. Envolva o cobogó com a faixa e costure um botão para unir as duas pontas. (Divulgação/BIO Comunicação)
5. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Hora de fazer as alças do vaso, se quiser pendurá-lo. Amarre tiras duplas de sisal em duas laterais paralelas do cobogó. Ate as quatro pontas do barbante, dando um nó na altura desejada. Reserve. (Divulgação/BIO Comunicação)
6. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Pegue um saquinho plástico e faça um pequeno furo na base, importante para escoar a água. Preencha-o com terra de jardinagem até a metade. Coloque a muda e complete a embalagem com mais terra. (Divulgação/BIO Comunicação)
7. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Acomode os saquinho nas capas de tecidos e então encaixe-os nos espaços vazados do cobogó. Prontinho! (Divulgação/BIO Comunicação)
8. Passo a passo vaso cobogó
zoom_out_map
Agora é só cuidar da sua horta e garantir temperos frescos e saborosos para as refeições em casa. (Divulgação/BIO Comunicação)