Continua após publicidade

Casa sustentável: projeto recebeu certificação ambiental máxima

Protótipo contemplou recursos que favorecem a economia de água e energia com baixo impacto sobre o planeta

Por Renato Bianchi
Atualizado em 9 set 2021, 12h39 - Publicado em 8 ago 2017, 12h15

O desejo de mudar a cultura predominante na construção civil brasileira foi a força-motriz que levou a arquiteta Mariana Crego a realizar o projeto de uma morada totalmente sustentável na Casa Cor São Paulo deste ano.

Um dos objetivos, plenamente atingido, era receber a certificação AQUA-HQE, concedida a edificações de diferentes tipologias que atendem a 14 critérios de desempenho ambiental.

Veja aqui o vídeo que mostra o processo de construção da casa

Continua após a publicidade

Executada com consultoria da Inovatech Engenharia, a residência ficou pronta em 16 dias, contemplando soluções sustentáveis desde o início do projeto, aplicadas na escolha do sistema construtivo, nas tecnologias, nos materiais e na decoração.

“Desmontável, ela ainda pode ser reconstruída e até ampliada em qualquer lugar”, acrescenta Mariana.

O principal desafio, segundo ela, foi conciliar ecologia e estética. “Tive que investigar cada empresa e cada produto para avaliar procedência e tratamentos químicos recebidos”, diz a arquiteta.

Continua após a publicidade

O  espaço enxuto, de 63 metros quadrados, demandou uma planta aberta. No centro, a sala integrada à cozinha é separada da suíte por uma divisória de pínus de reflorestamento. A varanda aproxima o paisagismo do interior.

“O pé-direito alto acentua a sensação de amplitude e a entrada de luz natural através dos amplos panos envidraçados.” O emprego de tecnologias ambientais encarece o projeto, mas a agilidade na construção minimiza os custos de mão de obra.

Continua após a publicidade

 

Publicidade