Portfólio: conheça mais do trabalho do Bloco Arquitetos

Por meio de quatro propostas, confira o pensamento e o jeito de projetar do trio que comanda o escritório brasiliense

Para os arquitetos e sócios Daniel, MangabeiraHenrique CoutinhoMatheus Seco, trio à frente do escritório Bloco Arquitetos, todos os projetos são parte da construção da cidade.

Com base nesse princípio, “é essencial e enriquecedor pensar soluções variadas para diferentes situações, programas e orçamentos”, diz Daniel. A seguir, na galeria, confira quatro trabalhos residenciais assinados pelo escritório brasiliense. Em seguida, uma conversa com um dos profissionais.

ENTREVISTA

A&C:  O que guia o trabalho de vocês?

BLOCO: Nós realizamos diferentes tipos de projetos com variados tamanhos e programas. No entanto, acreditamos que todos eles são parte integrante da construção da cidade, desde uma loja a um edifício comercial. A reposta mais adequada para cada trabalho deve partir desse mesmo princípio, por mais que cada um deles se desdobre em expressões completamente distintas.

A&C: O que há sempre há em uma residência assinada pelo escritório?

BLOCO: Não há regra. Nossa abordagem desconsidera repetições de soluções que priorizem apenas aspectos estéticos, pois o que consideramos ser essencial e enriquecedor a cada projeto é a oportunidade de pensarmos diferentes soluções para diferentes situações, programas e orçamentos.

A&C: A linguagem arquitetônica de vocês ganhou novos traços ao longo dos anos?

BLOCO: Tratando especificamente das nossas casas, até há algum tempo trabalhávamos com espaços delimitados por superfícies e volumes abstratos: a estrutura não tinha participação direta na expressão do projeto. Porém, percebemos que o desenho das estruturas e a materialidade das superfícies têm assumido uma importância maior. Não se trata de uma mudança completa de rumo, mas talvez uma bifurcação no caminho.

Quer ver outro trabalho do trio? Está a um clique: Concreto à mostra: reforma atualiza apartamento em Brasília.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s