Continua após publicidade

Pura inspiração: Jardim embeleza cobertura de prédio em São Paulo

O projeto paisagístico reúne espécies resistentes e uma pequena horta em vasos

Por Eliana Medina (visual) e Silvia Gomez (texto)
Atualizado em 9 set 2021, 13h03 - Publicado em 25 abr 2017, 13h02

No 24° andar do prédio paulistano, o vento nem sempre comporta-se bem. “Os maiores problemas para um jardim na cobertura como este são ventania e insolação. Por isso, prefiro sempre usar plantas de sol pleno e com folhas menores, que não ressecam tão facilmente”, ensina a paisagista Claudia Muñoz, autora da obra no terraço de 140 metros quadrados.

Alimentada com etanol, a lareira (Calumax) é envolta pela caixa também de cumaru. Almofadas da Tamtum, mesinhas da Etna e lanternas da L’Oeil. (Eduardo Pozella/Eduardo Pozella)

Tais fatores determinaram a escolha de espécies como buxinho, laranjeira, dois tipos de limoeiro e a trepadeira jasmim-espanhol. “Elas também se encaixam na inspiração italiana concebida para o paisagismo – um pedido dos moradores, que possuem ascendência nesse país”, afirma Claudia.

Na horta montada em vasos, há ervas como cebolinha, manjericão, tomilho e salsinha. (Eduardo Pozella/Eduardo Pozella)

O piso rústico aplicado em mosaico, já existente no local, foi o ponto de partida para a profissional delinear a ocupação do projeto. “Com base nele, desenhei o banco em L, o qual se desdobra no pergolado, tudo encaixado numa mesma estrutura de cumaru”, completa.

Publicidade