Continua após publicidade

Shopping Pátio Higienópolis recebe mostra interativa da obra de Niemeyer

De 20 de julho a 19 de agosto o público poderá conferir gratuitamente o universo da obra de um dos maiores arquitetos brasileiros

Por Gabriela de Sanctis
Atualizado em 9 set 2021, 10h22 - Publicado em 19 jul 2018, 11h15

A exposição chamada de Niemeyer Sensorial promete transportar os visitantes para o universo da obra de Niemeyer (1907-2012). Serão seis estações temáticas que vão integrar recursos cenográficos e audiovisuais – com a voz do próprio arquiteto – ocupando uma área de aproximadamente 250 m². Os espaços foram divididos por nomes: Um Sopro, Praça das Curvas, mente Criativa, Sentindo as Formas, Viagem Imersiva e Partilha de Experiência. O tempo de duração do circuito é de 30 minutos.

Cada estação oferecerá um tipo diferente de interação:

Um Sopro trará recursos audiovisuais, apresentando croquis  que se “constroem” diante dos olhos dos visitantes e indicam a essência da obra de Oscar Niemeyer, com narração na voz do próprio arquiteto. Nesta estação, é possível conhecer a forma de criar de Niemeyer pelos croquis do Conjunto Ibirapuera, do Palácio do Planalto, do Memorial da América Latina, Centro Cultural de Le Havre e  Edifício COPAN.

A Praça das Curvas  tem cenografia que remete a um espelho d’água que reflete as obras de Niemeyer. São cinco réplicas ampliadas (entre 1 e 15 metros de altura) de croquis, tendo como imagem central a gravura da mão com a flor. As outras representam as quatro diferentes fases da obra do arquiteto: Pampulha, Brasília, Internacional e Projetos Mais Recentes. O visitante poderá conhecer mais de cada obra por um tablete com realidade aumentada.

Continua após a publicidade

Em Mente Criativa o visitante poderá ver projetos desenhados, mas não executados (ou executados mais recentemente), e que estão guardados numa “gaveta virtual” – ao puxá-la, o visitante conhece parte deste acervo, que inclui  Museu de Arte Moderna em Caracas, Ponte em Veneza, Mesquita em Argel, entre outros.

Sentindo as Formas  leva o visitante a “tatear” os traços, as formas e as texturas de Niemeyer, transformados em esculturas e em alto-relevo.  Fazem parte desta etapa, as obras  do Congresso Nacional (Brasília), Praça da Apoteose do Sambódromo (RJ), a sede da Editora Mondadori (Milão, Itália), o MAC (Niterói, RJ), o Palácio da Alvorada (Brasília) e a Igreja São Francisco de Assis (Belo Horizonte).

Em Viagem Imersiva  o visitante participa de um voo virtual a bordo de um drone. A experiência mostra 10 obras de Niemeyer nas cidades do Rio de Janeiro e Niterói, entre as quais a Fundação Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea, a Praça Juscelino Kubitschek, oTeatro Popular e a Estação Hidroviária de Charitas.

Continua após a publicidade

Por fim, em Partilha de Experiências o visitante encontra um grande cenário com textos e fotos sobre a vida e obra de Niemeyer, e pode compartilhar a experiência em suas redes sociais – as imagens podem ser captadas por um app de QR Code.

A exposição Niemeyer Sensorial conta com o patrocínio do Shopping Pátio Higienópolis e da Comgás,  e apoio do ProAC e da Holowka Filmes.

 

Serviço

  • Niemeyer Sensorial
  • 20 de julho a 19 de agosto
  • Shopping Pátio Higienópolis, Piso Veiga Filho (Vão Central)
  • GRATUITO
  • Diariamente, das 10h às 22h
  • Grupos e Escolas, contatar 011.3823-2300 (SAC)
Publicidade