Continua após publicidade

Novo centro de arquitetura e soluções urbanas inaugura em Copenhague

Situada em frente ao porto de Copenhague, a construção projetada pelo escritório OMA tem tudo para ser o novo point dos aficionados por arquitetura

Por Gabriela de Sanctis
Atualizado em 9 set 2021, 11h02 - Publicado em 9 Maio 2018, 15h16

Depois de quatro anos de obras, a BLOX abre suas portas ao público, tornando-se o mais novo centro de cultura da capital dinamarquesa. O espaço abriga o Danish Architectural Center (DAC), o ponto de encontro local para arquitetura, design e cultura urbana, e também  o BLOXHUB, um centro inovativo que reúne diversas companhias, organizações e pesquisadores.

(Rasmus Hjortshøj / COAST/Divulgação)

Este é o primeiro trabalho do OMA na Dinamarca, e é descrito pela firma como uma “vitrine vertical dos princípios do modernismo dinamarquês: monumentalidade, simplicidade e polidez”. O complexo desenhado por Ellen van Loon, uma das 7 sócias do escritório, inclui novos espaços públicos, uma avenida portuária, pontes, um café/restaurante com terraço voltado para o canal, academia, apartamentos e um playground concebido para visitantes de todas as idades.

(Rasmus Hjortshøj / COAST/Divulgação)

Fundado pela Realdania – associação filantrópica local -, o DAC ocupa um espaço central no edifício. A instituição vai oferecer exibições, visitas guiadas, eventos, uma loja de design, um café e espaços para conferências e ensino. Lá, todos são convidados a se inspirar pelo conhecimento, experiências e novas perspectivas quanto ao potencial da arquitetura para aprimorar as condições de vida da população.

Continua após a publicidade
(Rasmus Hjortshøj / COAST/Divulgação)

Ao Designboom, a arquiteta falou sobre a escolha do vidro como elemento principal da construção. “Com as gerações mais antigas nós temos uma discussão maior sobre privacidade, eles não querem ser vistos. Mas a geração atual deseja isso, eles querem interação“, afirmou.

Veja mais fotos na galeria abaixo:

Publicidade