IBGE libera acesso a série de mapas das áreas urbanizadas do Brasil

O mapeamento foi feito com base em imagens de satélite RapidEye de alta resolução e dá continuidade a um projeto realizado pelo Instituto em 2005

A publicação chamada de Áreas Urbanas do Brasil foi lançada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. No documento, que abrange as mudanças ocorridas no período entre 2011 e 2015, é possível encontrar o mapeamento das manchas urbanas das grandes cidades do país e um panorama do processo de urbanização mais recente.

Veja também

Em 2005, o IBGE já havia feito algo parecido em um projeto pioneiro, e a liberação dos arquivos é vista como uma continuação desta iniciativa, agora alinhada com as necessidades dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, estabelecida pela Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, realizada em 2015, bem como da Nova Agenda Urbana, pactuada na III Conferência das Nações Unidas sobre moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável, de 2016.

As imagens têm alta resolução e o objetivo do projeto é “fornecer uma perspectiva da urbanização brasileira, de modo a complementar estudos acerca da forma urbana e suas diferenciações regionais, da influência do meio físico (topografia, rios etc.) na conformação das áreas urbanizadas, bem como de estudos focados na identificação de tendências e potenciais vetores de expansão das cidades”, afirma a equipe técnica na introdução da publicação. Para fazer o download gratuito do conteúdo basta acessar o site do IBGE clicando aqui.

Via: Archdaily.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s