Evento propõe inovações para o restauro do patrimônio cultural

Da parceria entre a Universidade Presbiteriana Mackenzie e o Museu Memória do Bixiga, surge um projeto colaborativo de mobilização social. Confira!

No domingo, dia 29 de abril, às 13h, a universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM) e o MUMBI lançam o LAB Fábrica de Restauro. O projeto colaborativo visa mobilizar a sociedade para discutir sobre o patrimônio histórico, material e imaterial. A proposta do LAB, sediado na universidade, é capacitar profissionais para a prestação do serviço de restauro e engajar a comunidade na luta pela conservação dos espaços.

São Paulo tem mais de 4 mil imóveis tombados – um quarto deles no bairro do Bixiga. Para Nadia Somekh, professora emérita da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UPM e uma das idealizadoras do projeto, é preciso preservar a história através da arquitetura. “Devemos recuperar e valorizar as pré existências arquitetônicas e a memória da cidade através de projetos participativos e de inclusão, conscientizando a sociedade da importância do seu valor social e econômico para os bens culturais”, afirma ela.

O projeto piloto de restauro começa com o Museu Memória do Bixiga, que servirá também de incubadora para a continuidade do LAB Fábrica de Restauro e permitirá desenvolver uma metodologia de levantamento de dados, treinamento, promoção de iniciativas e reconhecimento do Patrimônio nos bairros da Bela Vista e Bexiga.

Serviço:

Lançamento: LAB Fábrica de Restauro Dia 29/04/2018, às 13h Local: MUMBI – Museu Memória do Bixiga Rua dos Ingleses, 118 – Bela Vista – São Paulo

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s