Continua após publicidade

Portfólio: 4 projetos do escritório CR2 Arquitetura

As arquitetas Clara Reynaldo e Cecilia Reichstul prezam pelos traços contemporâneos, uso inédito de materiais e ambientes integrados

Por Redação
Atualizado em 22 nov 2022, 00h12 - Publicado em 15 jun 2018, 15h56

Atuando desde 2006, a dupla parece estar em busca de uma identidade condizente com o tempo em que vivemos, voltada para as novas relações familiares e sociais e para locais que reforcem o convívio. É o que Cecilia (à dir., foto acima) conta nesta entrevista. Como costumam projetar? Normalmente criamos conceito e partido juntas e seguimos assim até a entrega do estudo preliminar. A partir desse ponto, uma assume o atendimento ao cliente e a outra participa de discussões internas relacionadas à obra. Que arquitetos lhes servem de referência? Gostamos muito do japonês Sou Fujimoto por nos mostrar que os espaços podem ter usos poucos tradicionais. E também dos projetos do estúdio vietnamita Vo Trong Nghia Architects pela originalidade no trato da relação entre as áreas internas e externas. Como foi desenhar sua própria casa junto com a Clara? Foi muito legal! É essencial ter a contribuição de alguém. Eu trazia muita informação e ela ajudou a transformar essas referências em um lugar bonito, gostoso e confortável.

CASA GEMINADA, SÃO PAULO, 2015

CR2 Arquitetura
(Alessandro Guimarães/Divulgação)

Elementos tradicionais da construção civil dão certo despojamento à residência de Cecilia. Estruturas de concreto, lajes do tipo painel aparente e piso de cimento queimado foram os materiais escolhidos para erguer o projeto sem extrapolar o orçamento. No terreno estreito e comprido, de 5 x 28 m, a luz natural adentra a casa geminada através dos grandes painéis de vidro nas extremidades da construção – até a escada vazada favorece a passagem de claridade.

 

ACAMPAMENTO CAMPO BELO, SÃO PAULO, 2014

Continua após a publicidade
CR2 Arquitetura
(Alessandro Guimarães/Divulgação)

Paredes vieram abaixo para unir os ambientes sociais do apartamento de 230 m², layout mais adequado ao jeito descomplicado de morar dos novos roprietários. O destaque da reforma é a adega, paixão do casal. Ela está instalada em uma das faces do volume em U que cerca o hall do elevador. A estrutura também comporta armários na área da cozinha e rouparia na face preservada.

CASA 37, SÃO PAULO, 2013

CR2 Arquitetura
(Rafaela Netto/Divulgação)

Localizada em pleno coração da capital, esta casa conta com ambientes flexíveis, como cozinha e estar integrados e uma piscina estreita na área ao ar livre, deixando o gramado imperar por ali. O painel de azulejos do artista Athos Bulcão (1918-2008) reveste e decora a parede lateral. Eis uma homenagem à arquitetura moderna brasileira e à cliente, que cresceu em Brasília vendo as obras de Athos.

Continua após a publicidade

 

CASA JARDINS, SÃO PAULO, 2013

CR2 Arquitetura
(Fran Parente/Divulgação)

De todos os ambientes desta morada, avistam-se jardins com espécies variadas, paisagem rara na capital paulista. No paisagismo, encontram-se jasmim-manga, palmito-jussara, orquídea-bambu e helicônia. As áreas verdes preenchem os vazios e rasgos feitos para iluminar naturalmente a construção, antes ocupada por uma cozinha industrial. O interior contrasta com a fachada (uma grande caixa de concreto), surpreendendo quem chega pela primeira vez.

Publicidade