Design: peças cerâmicas trazem a força da natureza à decoração

Inabaláveis como a própria terra, barro, argila e todas as suas variantes seguem seu reinado ancestral como material de arquitetura e de sonhos

Mais de nove milênios separam os primeiros tijolos do tempo presente e eles continuam atuais. Propriedades térmicas, acústicas e sustentáveis garantem essa permanência, porém outra característica fala ao coração. Como ignorar a história embutida nesses singelos blocos de argila cozida, testemunho da saga humana em busca de abrigo e conforto?

Obra do estúdio Tropical Space, a casa Termitary House, de 80 m2, em Da Nang, Vietnã, simula as construções vazadas erguidas pelos insetos. Faz também um tributo ao tijolo cozido, material utilizado nos templos milenares que são cartão-postal na cidade, as torres Champa. Econômica, a morada custou US $ 22 mil. (Divulgação/Divulgação)

Baseado na arquitetura vernacular de sua Mumbai natal, o arquiteto Bijoy Jain, do Studio Mumbai, foi buscar em uma antiga técnica indiana do período Munghal o desenho para os tijolinhos arqueados que marcam a coleção Brick Study, do banco  mostrado abaixo.

O banco Brick Study II (55 x 71 x 1,30 cm), de pau-rosa, mármore e tijolinhos de barro, celebra a arquitetura vernacular indiana. Do Studio Mumbai para a galeria Maniera, por € 17 500. (Divulgação/Divulgação)

“Parecem frágeis”, brinca ele, “mas constroem casas que duram por eras…”. Veja aqui uma seleção de criações igualmente inspiradas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s