Cuidados com a instalação e isolamento térmico de lareiras

Acertar na instalação da lareira e apostar em materiais adequados para o isolamento térmico são alguns cuidados impreteríveis

BARREIRA TÉRMICA

É possível ter uma TV acima da lareira? Sim, mas atenção: “Entre elas, deve haver uma barreira com material que resista bem às altas temperaturas, como tijolo, concreto e pedra”, explica Marcio Gemignani, da Largrill. “Se usar vidro, prefira as chapas temperadas com 10 mm de espessura ou mais”, completa Cristiane, da Construflama.

CALORZINHO BOM: O quarto deste apartamento paulistano ganhou um lugar para a TV e ficou mais aquecido após a instalação da lareira a gás (Construflama) – mérito da reforma comandada pelas designers de interiores Ana Cecília Fioravanti e Juliana Di Nardo, da JA Interiores. Foi preciso estender a tubulação (oculta na parede) para o gás e criar uma pequena canaleta na área superior do limestone (Mont Blanc Mármores) para levar o resto da queima até a varanda. “Uma camada de lã de vidro entre a pedra e a TV serve de isolante térmico”, diz Juliana.

CALORZINHO BOM: O quarto deste apartamento paulistano ganhou um lugar para a TV e ficou mais aquecido após a instalação da lareira a gás (Construflama) – mérito da reforma comandada pelas designers de interiores Ana Cecília Fioravanti e Juliana Di Nardo, da JA Interiores. Foi preciso estender a tubulação (oculta na parede) para o gás e criar uma pequena canaleta na área superior do limestone (Mont Blanc Mármores) para levar o resto da queima até a varanda. “Uma camada de lã de vidro entre a pedra e a TV serve de isolante térmico”, diz Juliana. (Romulo Fialdini/Divulgação)

ERROS COMUNS

Comprar a lareira pela internet e instalá-la sem orientação técnica configura um dos erros mais sérios, apontam especificadores e fabricantes. Outro equívoco: embutir a peça sem considerar o espaço para a dilatação. “O nicho  não pode ser muito justo. O ideal é deixar 1 cm de vão de cada lado, pois a lareira ‘aumenta’ com o calor”, explica Cristiane.

MAIS UM NICHO NA PAREDE: Na reforma deste apartamento em São Paulo, o arquiteto Gabriel de Lucca, do GDL Arquitetura, conseguiu incluir a lareira a álcool – sonho de consumo da moradora – no desenho da grande estante da sala de estar. Feito in loco e disposto no centro do ambiente, o nicho de concreto recebeu acabamento de limestone Bateig Blue (NPK Mármores), que imprimiu um ar requintado à decoração. Embutido na pedra, o queimador de aço inox (Eco-21, da Ecofireplaces) funciona com biofluido à base de etanol de cereais, combustível considerado ecológico devido à baixa emissão de CO e CO2. “Para evitar trincas e manchas no acabamento, adotamos uma camada de lã de rocha entre a chapa cinzenta e o cimento, compondo um sanduíche”, ensina Gabriel.

MAIS UM NICHO NA PAREDE: Na reforma deste apartamento em São Paulo, o arquiteto Gabriel de Lucca, do GDL Arquitetura, conseguiu incluir a lareira a álcool – sonho de consumo da moradora – no desenho da grande estante da sala de estar. Feito in loco e disposto no centro do ambiente, o nicho de concreto recebeu acabamento de limestone Bateig Blue (NPK Mármores), que imprimiu um ar requintado à decoração. Embutido na pedra, o queimador de aço inox (Eco-21, da Ecofireplaces) funciona com biofluido à base de etanol de cereais, combustível considerado ecológico devido à baixa emissão de CO e CO2. “Para evitar trincas e manchas no acabamento, adotamos uma camada de lã de rocha entre a chapa cinzenta e o cimento, compondo um sanduíche”, ensina Gabriel. (Maíra Acayaba/Divulgação)

SEGURANÇA

A maioria dos produtos a álcool acompanha hastes metálicas para acender – e apagar – sem riscos. Para as opções a gás, algumas empresas, caso da LCZ Lareiras, dispõem de um controle remoto com sensor capaz de perceber a luz emitida pela labareda: em caso de ausência de fogo, ele interrompe o funcionamento.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s