Cortiça em projetos de arquitetura e no décor

Presença nas moradias descoladas dos anos 70, o material ganhou segunda chance graças à nostalgia e ao movimento global por alternativas sustentáveis

SIM, CORTIÇA!

Envelopada Em New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos, os estúdios Knight Architecture e Miles Redd lançaram mão de folhas adesivas de cortiça revestindo inteiramente a sala da residência reformada, datada de 1910.

Envelopada Em New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos, os estúdios Knight Architecture e Miles Redd lançaram mão de folhas adesivas de cortiça revestindo inteiramente a sala da residência reformada, datada de 1910. (Divulgação/Divulgação)

 

Veja também

Imagine um produto polivalente que pode ser extraído periodicamente sem se esgotar nem prejudicar o meio ambiente. Muito além de sua mais óbvia aplicação – as rolhas de vinho – a cortiça, feita da casca do sobreiro da qual Portugal é o maior produtor mundial, é leve, renovável e acumula propriedades como isolante térmico e acústico. Versátil, também substitui couro e tecido em objetos do cotidiano, conferindo um toque de originalidade. Só faltava achar o ponto certo para repaginá-la numa estética contemporânea. Foi o que fez o designer de interiores Miles Redd, por exemplo, no projeto da Garden House (acima): “A cliente, apaixonada por literatura, ouviu falar que Proust tinha um quarto forrado de cortiça. A isso, somou-se à ideia de que seus meninos tivessem onde pendurar desenhos na sala íntima da família”. Que tal entrar nesse mood?

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s