Continua após publicidade

Casa ganha telhado de vidro na reforma

Imóvel antigo exigiu reforço estrutural durante a reforma que criou novo trecho de cobertura

Por Por: Lara Muniz
Atualizado em 9 set 2021, 14h01 - Publicado em 10 Maio 2016, 09h00

Depois da renovação comandada pelo arquiteto Rodrigo Ohtake, a casinha paulistana dos anos 40 se encheu de luz. “Esticamos a construção por meio de uma armação metálica fechada com vidro. Este ganhou película UV, que minimiza o impacto do calor do lado interno”, explica Rodrigo. A nova área social nem de longe lembra a antiga sala compartimentada e escura, aprisionada em meio a um terreno com declive acentuado. Hoje, parte da graça de viver ali está em acompanhar as mudanças meteorológicas com um simples movimento de pescoço – noites de lua cheia e o balanço das árvores ao redor também são atrações admiradas pelos moradores. A nova cobertura conta com detalhes muito bem planejados para prevenir goteiras e infiltrações, além de prover segurança para quem acessa o local na hora da limpeza.

NOVA INTERVENÇÃO

O arquiteto preferiu superdimensionar a estrutura para evitar problemas. O vidro escolhido é um laminado de 8 + 6 mm.

RUFO METÁLICO

Continua após a publicidade

Esta discreta e pequena peça cobre o ponto onde a calha se encontra com a alvenaria do muro lateral – local muito sujeito a infiltrações. Ele também ajuda a direcionar a água da chuva aos coletores.

CUMEEIRA

Ela se alinha com topo da parte antiga do telhado, reforçando a continuidade. A estrutura metálica, porém, ganhou pintura eletrostática na cor preta, o que confere identidade própria ao novo trecho.

Continua após a publicidade

VIGA E CALHA

Repare que o vidro avança sobre a junção da calha com a viga transversal. A solução protege a intersecção entre os dois materiais, resguardando outro cantinho delicado da construção.

Publicidade