A evolução tecnológica do vidro

Realizada no mês de maio em São Paulo, a Glass South América reuniu novidades e caminhos desse mercado em expansão. Acompanhe os principais lançamentos

Pele de vidro se transforma em energia

 (Divulgação/Divulgação)

Desenvolvido pela empresa alemã Calyxo, o módulo CX 85 é composto por um sanduíche de duas lâminas de vidro laminado recheado por uma película fina de Telureto de Cádmio (CdTe), substrato responsável pela captação da energia solar. A Tek Energy, representante da marca no Brasil, se uniu a Alclean  – beneficiadora de vidro – , para permitir o uso em fachadas do tipo pele de vidro. Segundo a empresa, essas placas de 1,2 x 0,60 m, devem ser instaladas em paredes cegas ou nos espaços onde não há janelas, sempre voltadas para a face norte. Uma área de 40 m² de placas gera em média 360 kw/h por mês.

 

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

Veja também

 

Controle da transparência

 (Divulgação/Divulgação)

Com o sugestivo nome Blinds (persiana em inglês), a PKO do Brasil criou uma linha de vidro laminado com película interna de LCD, que, quando ligado à eletricidade, faz surgir desenhos opacos na superfície. A tecnologia permite criar composições personalizadas ou reproduzir as linhas horizontais de uma persiana, criando um jogo transparência/opacidade que confere privacidade. Por essa característica, o produto é indicado tanto como divisória de ambientes, como para a composição de boxes, com medidas entre 0,5 x 0,5 m e máxima de 1,20 x 2,40 m. Espessuras 10 mm a 20 mm.

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

O super espelho

 (Divulgação/Divulgação)

Essa é a promessa da Guardian Glass com o lançamento do Espelho Guardian Evolution. Desenvolvido em conjunto com pela equipe técnica da marca no Brasil e o Centro de Ciência e Tecnologia em Michigan, nos Estados Unidos, conta com uma camada protetora especial aplicada no verso da peça, que garante um nível de resistência e durabilidade superior, tanto em relação a riscos quanto à manchas. Isso tudo sem utilizar metais pesados no processo de fabricação. Disponível nas cores prata, bronze, fumê e acetinado, com espessuras de 3, 4, 5 e 6 mm e nas medidas 2,20 m ou 2,40 m x 3,21 m, além do tamanho jumbo. Podendo ser cortado, bisotado, lapidado, acidado e jateado.

 

Novas cores reduzem mais o calor

 (Divulgação/Divulgação)

Feita para atender a demanda do mercado de construção residencial, a linha Habitat da Cebrace amplia a gama de cores no segmento de vidro refletivo para fachada, aquele tipo capaz de inibir a visão de fora da casa durante o dia sem prejuízo para a vista de quem está dentro. O tom champanhe promete barrar até 49 % do calor externo, enquanto que o azul corresponde a uma temperatura interna 44 % menor, ambos se comparados ao vidro comum. Disponível nos tamanhos 2,20m ou 2,40m x 3,21 m e espessuras 4, 6, 8 ou 10 mm.

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

 

Efeito jateado de fábrica

 (Divulgação/Divulgação)

No segmento de vidros decorativos a AGC, empresa belgo japonesa radicada no Brasil desde 2012,  destaca a linha Matelac, vidro com acabamento gravado a ácido com toque acetinado e uniformidade de cores. Disponível na versão Lacobel (vidro pintado) acidato e, também, na versão Mirox Premium de espelho acidato, ambos com processo de fabricação com baixos níveis de componentes químicos e tecnologia que reduz a aderência de impurezas. Com 4 mm de espessura, é indicado para revestimentos de paredes e móveis, além da composição de divisórias.

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

 

Película com degradê de transparência

 (Divulgação/Divulgação)

Indicado para uso em vidro laminado, a película PVB (polivinil butiral) já se tornou o carro chefe da empresa americana Eastman, que traz para o Brasil a linha Vanceva Ilusion White. Trata-se de uma película com gradação de transparência total até barrar cerca de 65% da luz permitindo, assim, efeito de privacidade em guarda-corpo de terraços ou piscinas ou o disfarce de lajes nas fachadas da construção. Além do branco, oferece uma game de centenas de cores.

Painel de vidro deixa o piso livre

 (Divulgação/Divulgação)

As divisórias HSW Easy Safe compostas de kit de ferragens e painel de vidro, compatível com vidros de segurança laminado de até 19 mm de espessura, fixadas apenas na parte superior, facilitando a integração entre os ambientes, sem degraus ou trilhos aparentes. Fabricado pela Dormakaba tem dimensões variáveis, com altura máxima do conjunto de 4 m e largura máxima de cada painel de 1,25 m.

 (Divulgação/Divulgação)

 

Ferragem funcional para porta de vidro

 (Divulgação/Divulgação)

O Porta Certa é um kit de sistema de fixação e abertura de porta concentrado apenas na lateral fixada no batente. Com isso, o produto da Ideia Glass permite um ângulo de abertura de 180 graus, facilitando a passagem de idosos e cadeirantes. Seu uso pode ser em boxe de banheiro e como substituição à porta convencional de uma ou duas folhas.

 (Divulgação/Divulgação)

Automação simplificada

 (Divulgação/Divulgação)

A marca italiana Nice chega ao Brasil com dois produtos que facilitam o gerenciamento automático de pontos de luz, persianas ou equipamentos conectados à tomada. Um deles é o controle remoto Ágio, que funciona por transmissão de ondas de rádio, tem teclas on/off e controle deslizante para a função dimmer, que pode tanto controlar a intensidade de luz de uma lâmpada, como a abertura e fechamento de uma persiana. O outro é o Air, que tem as mesmas funções, porém funciona por aproximação da mão, sem a necessidade de toque no aparelho.

 (Divulgação/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s