8 projetos com contêineres

Casas, espaços de lazer e até lojas podem ser construídas com as caixas metálicas

Construir com contêineres vem se mostrando uma tendência mundial nos últimos anos. Na maioria dos casos, o material ajuda a diminuir o tempo e o custo das obras, mostrando-se como opção para quem não quer – ou não pode – gastar muito com projetos mais elaborados. Como peça única da construção, ou complemento para estruturas já existentes, as caixas vão bem tanto em projetos residenciais como comerciais. Confira a seguir 8 projetos em que esses módulos de metal se destacam:

 

1. Abrigo para o teatro

Com dez anos de estrada, os sete integrantes da Cia. Mungunzá de Teatro conseguiram poupar R$ 350 mil para investir em um espaço próprio. “Resolvemos verticalizar nossa pesquisa e construir um teatro para a cidade”, conta Marcos Felipe, um dos atores do grupo. Leia a reportagem completa clicando aqui.

 (Marco Antonio/Divulgação)

 

2. Número de cômodos ampliado

Construída havia cinco anos em Carapicuíba, SP, a casa térrea de alvenaria precisava crescer, pois o jovem casal de proprietários esperava um filho e o velho retângulo com suíte, sala, cozinha, área de serviço e lavabo não seria mais suficiente para acomodar a família. Para isso, empregaram duas caixas metálicas na construção. Clicando aqui, você confere os detalhes da obra.

 (Paulo Santos/Divulgação)

 

3. Como construir com contêineres? 

Executar um projeto com as caixas metálicas exige mão de obra especializada e conhecimento das particularidades desse tipo de empreitada. No entanto, podemos perceber que morar numa casa feita de caixas metálicas não é muito diferente de estar em uma habitação tradicional. Confira todas as dicas clicando aqui!

 (Pinterest/Divulgação)

Leia também: Novos materiais permitem construir em menos tempo

 

4. Condomínio de contêineres 

Esta casa localizada em um terreno generoso e arborizado em Vargem Grande, zona oeste carioca, é uma das unidades feitas de contêineres do condomínio projetado pela arquiteta Camila Mesquita Macedo. Veja mais sobre o projeto clicando aqui.

 (Andre Nazareth/Andre Nazareth)

5. Área de lazer e até terraço

O espaço de lazer conta com sala de estar, cozinha, banheiro, deck superior e um estúdio de música para ensaios. São 59 m² de área útil, além do terraço de 30 m². A execução do trabalho coube à Box Container. Vaja mais clicando aqui.

 (Rodrigo Fanti/ RPDOIS Imagens/Divulgação)

 

6. Obra rápida

No lote repleto de árvores, o desafio era posicionar a casa-contêiner de frente para a represa e protegê-la da intensidade solar por meio da vegetação. Para tanto, foi feito um estudo de impacto ambiental. “Nossa ideia era que a edificação não afetasse demais a natureza”, afirma o arquiteto Celso Costa, da Costa Container Arquitetura. Clique aqui para ler a matéria completa.

 (Giu Lopes/Divulgação)

7. Complexo de lojas e restaurantes 

O estilo moderninho da Vila Butantan, novo espaço de convivência na zona oeste da cidade de São Paulo, vai além do visual. Na área de quatro mil metros quadrados, no bairro do Butantã, o público encontra lojas, serviços e restaurantes instalados entre os dois andares erguidos com contêineres marítimos reutilizados.  Leia a matéria completa clicando aqui.

 (Henrique Padilha/Henrique Padilha)

 

8. Para complementar a obra

Neste projeto, a proprietária, uma bióloga argentina superpreocupada com o meio ambiente, queria utilizar exclusivamente materiais de segunda mão. Essa busca tomou mais tempo do que a obra em si. Grande parte do mérito pelo resultado cabe à Maria Victoria, a cliente, que mergulhou fundo na procura de lotes de tijolos, madeira de demolição, esquadrias e vidros. Tudo aqui já fez parte de outros lares. O projeto caminhava à medida que surgia quantidade considerável de elementos. Incorporar um contêiner à lista foi uma solução prática que poupou dinheiro e esforços durante o trabalho. Clique aqui para ler a matéria completa.

 (Evelyn Müller/Evelyn Müller)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s