A versatilidade do bambu tem encantado arquitetos ao redor do mundo e aparece em diferentes tipos de projetos. A seguir, confira oito exemplos de casas que apresentam este material em seu layout.
Habitação social, México
– (Divulgação/Divulgação)
Projetada pelo escritório Comunal: Taller de Arctectura, este protótipo de construção pré-fabrica foi erguida com ajuda dos próprios moradores e pode ser recriado pela comunidade em até sete dias.
Casablancka, Bali, Indonésia
– (Divulgação/Divulgação)
Ao projetar esta casa, o arquiteto Budi Prodono optou por utilizar bambu para compor o complexo telhado desta casa na vila balinesa de Kelating. A inspiração do profissional veio de estruturas temporárias típicas balinesas chamadas Taring.
Casa de Bambu, Vietnã
– (Divulgação/Divulgação)
Parte de um projeto do escritório Vo Trong Nghia Architects chamado House of Trees, esta casa tem o exterior todo revestido com bambu. A ideia dos profissionais é restabelecer áreas verdes nas cidades do Vietnã.
Casa Convento, Equador
– (Divulgação/Divulgação)
o arquiteto Enrique mova Alvarado decidiu empregar bambu nesta construção para reduzir custos e eliminar a necessidade de trasportar materiais para o local desta construção, que nos períodos chuvosos é de difícil acesso. Foram utilizados 900 troncos colhidos no próprio local.
Casa Bambu, Brasil
– (Divulgação/Divulgação)
Criação do escritório vilela Florez, esta morada integrou ripas de bambu paginadas diagonalmente entre a estrutura vertical escura para ajudar no conforto térmico do interior.
Casa Rana, India
– (Divulgação/Divulgação)
O estúdio de arquitetura italiano Made in Earth desenhou este vibrante abrigo cercado por os de bambu. O local abriga 15 crianças em uma vila indiana para caridade chamada Terre des Hommes Core Trust.
Estate Bangalow, Sri Lanka
– (Divulgação/Divulgação)
Neste projeto, o bambu foi usado para cobrir as janelas desta casa de férias, no Sri Lanka. A estrutura mistura aço e madeira e foi inspirada por postos de observação locais.
Casa em Parañaque, Filipinas
– (Divulgação/Divulgação)
Esta morada presta homenagem à arquitetura do período colonial espanhol no país. O Atelier Sacha Cotture revestiu a fachada com varas verticais de bambu, que também envolvem o pátio central, proporcionando privacidade aos moradores.
Via: Dezeen