5 vantagens de usar o retrofit na reforma

A arquiteta Giovanna Gogosz lista alguns prós de aplicar esse recurso na hora de reformar a casa ou o apê

Tendência mundial, o retrofit é uma técnica que vem sendo muito utilizada por arquitetos do mundo todo. O conceito do retrofit é reaproveitar materiais e estruturas ao se reformar ou revitalizar um imóvel, seja ele comercial ou residencial. Para esclarecer algumas dúvidas e reforçar as vantagens de empregar este método na reforma, a arquiteta Giovanna Gogosz preparou uma lista com cinco dicas sobre retrofit.  “Os clientes têm me procurado sempre em busca de conforto, modernidade e, principalmente, economia. Por isso, quando falamos de espaços mais antigos, tenho aplicado com grande frequência a técnica do retrofit. Já realizei cerca de seis projetos no último ano com esse perfil”, explica.

Veja também

Confira as dicas abaixo:

  • Mais economia: Por meio do “retrofit” é possível investir até menos da metade do dinheiro se comparado a iniciar uma obra desde o começo. “Essa técnica é uma ótima oportunidade para quem deseja uma reforma ou até uma decoração mais atualizada. O objetivo é mudar a realidade de quem só pode conquistar a casa ou o espaço dos sonhos se tiver muito dinheiro para investir”, revela Giovanna Gogosz.
  •  Aproveitamento máximo das estruturas: Em geral, as estruturas existentes são aproveitadas. “Fazemos alguns ajustes na alvenaria, criamos uma fachada nova, trocamos a infraestrutura elétrica e, muitas vezes, hidráulica também. Então, inserimos novas esquadrias, pisos, revestimentos, móveis e nova decoração. Acabamentos internos, externos, nova vida a área de lazer, repaginação ou criação das novas áreas gourmets, piscinas, jardins, entre outros”, explica a arquiteta.
  • Acompanhamento diário do projeto: Para projetos mais complexos como os de retrofit é essencial que o cliente contrate um arquiteto especializado para que os processos se tornem mais completos. “São muitos itens e detalhes a serem pensados em conjunto, por isso é fundamental essa parceria. O principal é começar por um bom projeto sólido, além de uma equipe de confiança. No caso dos meus clientes, por exemplo, é possível acompanhar online via aplicativo o decorrer da obra, com os prazos de cada etapa, sem precisar visitar o local”, conta Giovanna.
Antes e depois de projeto com retrofit assinado pela arquiteta Giovanna Gogosz

Antes e depois de projeto com retrofit assinado pela arquiteta Giovanna Gogosz (Divulgação/Divulgação)

  • Sustentabilidade: O retrofit também é uma ação sustentável. Esse método construtivo utiliza procedimentos que tornam o conforto, a eficiência energética e o consumo de água mais competentes e econômicos. “A técnica por si só já é uma ação de reaproveitamento e preservação, realizamos todo um estudo de materiais, melhoria de iluminação, ventilação, substituição de sistemas pensando no meio ambiente”, explica a arquiteta.
  • Valorização do imóvel: A modernização de empreendimentos e casas atualmente, além de ser mais econômica, também pode trazer uma valorização para o imóvel na hora da venda. “É muito melhor criarmos um projeto retrofit de baixo custo para que, futuramente, aquele imóvel não perca seu valor por conta de pequenos problemas que podem ser solucionados com a ajuda de um especialista. É um investimento que que seu bolso agradecerá mais para frente”, finaliza.
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s