Continua após publicidade

Portfólio: quatro projetos do arquiteto David Bastos

Arquitetura moderna não falta nessas casas na cidade, na praia ou no campo

Por Marília Medrado
Atualizado em 9 set 2021, 12h00 - Publicado em 24 jan 2018, 17h00

Atemporalidade do desenho, respeito às características do lugar e conforto estão entre as máximas do trabalho do arquiteto baiano. “O importante é nada atrapalhar o olhar. Gosto de conceber espaços onde ele vá além da casa”, sentencia David Bastos. Confira a seguir quatro projetos assinados por ele.

Piracaia, Piracaia, SP, 2010

A relação franca com o entorno verde marca este refúgio de lazer. Com fartura de luz natural e aberturas posicionadas para favorecer a ventilação, o trecho social volta-se para o cenário à frente. “Além da função de vedação, o pergolado assume papel estético. A madeira por si só abraça o espaço”, diz David.

 

Terravista, Lote 54, Trancoso, BA, 2011

Continua após a publicidade

A distância do mar não impediu que os donos desta casa avistassem algum horizonte. A solução foi planejar equipamentos de lazer suspensos, definindo uma outra paisagem horizontal. Pedras vulcânicas revestem a piscina que sugere um rio. O efeito é reforçado pelo tom escuro do tanque e o formato de raia.

 

Jardins, São Paulo, SP, 2015

Continua após a publicidade

Manter a sobriedade na cobertura de 370 m², mas ainda assim fazê-la atravessar bem o passar dos anos era o desejo dos moradores. Enquanto a madeira aparece nos três pavimentos do imóvel – uma das suítes está a meio nível –, a exuberância do verde ganha as áreas externas. Luiz Carlos Orsini assina o paisagismo.

 

Padre João Manoel, São Paulo, SP

No dúplex de 400 m², residência do arquiteto, a cor titânio impera nas paredes e no teto da ala social. A estética razoavelmente sombria é uma releitura de David da São Paulo elegante que ele enxerga. “Tenho muito vidro e luz natural. Só no living são três faces de janela. Essa base clara faz tudo o que coloco ali aparecer.”

Publicidade