
Pedriscos cobrem a base desta parte aberta, desenhada como um canto de meditação e relax. A planta se enraiza num vaso de concreto que chega até o chão, mas cuja visão fica parcialmente camuflada pelo conjunto. (Divulgação/Ruetemple)
Não se trata apenas de um jardim interno, como sugere a árvore sobre pedriscos. No imóvel de 48 metros quadrados situado em Moscou, um volume central aparece como a solução pensada pelo escritório russo Ruetemple, dos arquitetos Alexander Kudimov, Daria Butakhina e Evgeny Dagaev, para aproveitar o espaço e setorizar funções no piso inteiramente integrado.

Com recortes assimétricos e uma janela no alto, a caixa não bloqueia a farta luz natural existente no apartamento. Repare nas vigas que atravessam e sustentam a estrutura elevada, cuja lateral (à dir.) acomoda uma cama. (Divulgação/Ruetemple)
“Quisemos criar um lugar híbrido, onde fosse possível escolher entre ficar recluso ou interagir num bate-papo na sala, por exemplo”, comenta Daria.

Cada módulo pode ser retirado separadamente, de acordo com a necessidade dos moradores. (Divulgação/ Ruetemple) (/)
Suspensa por vigas metálicas, a caixa libera o vão inferior para o vaivém dos módulos deslizantes, os quais podem ser usados como apoio, assento e até mesmo cama, proporcionando diferentes configurações no cotidiano.

Arranjos diversos são permitidos com o kit de assentos, formando um novo espaço de estar caso necessário. (Divulgação/Ruetemple)

Zonas diferentes contornam o centro elevado, passando do living ao trecho de dormitório, que tem direito a uma marcenaria para roupas e pertences. (Divulgação/Ruetemple)