Continua após publicidade

Sobrado de 191 m² foi completamente repaginado

Deixar para trás o estilo de vida típico de apartamento para encontrar a casa perfeita é o sonho de muitos paulistanos

Por Deborah Apsan (visual) e Lara Muniz (texto)
Atualizado em 9 set 2021, 11h45 - Publicado em 8 fev 2018, 10h00

Basta uma conversa entre amigos para descobrir: a vontade de morar numa casa onde seja possível ouvir a chuva batendo no telhado e haja espaço para pisar na grama tornou-se um sonho espantosamente comum.

Uma lâmina de vidro temperado junto à entrada substitui a parede de alvenaria e deixa a luz entrar. O espaço sob a escada agora acolhe brinquedos. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

“Tenho notado uma busca cada vez mais presente pela simplicidade. E isso aparece também no tipo de reforma feita nas construções, valorizando suas belezas originais”, avalia o arquiteto Victor Castro, sócio de Omar Dalank no estúdio paulistano ODVO. Neste endereço da Zona Sul de São Paulo, não foi diferente. Parte da estrutura metálica já havia sido colocada numa intervenção anterior a fim de melhorar a distribuição interna, mas maquiou detalhes importantes.

Com a retiradas das paredes em excesso, a estrutura libera a vista de um canto ao outro da construção. No quintal, uma grande porta de correr de ferro comunica as áreas sociais internas e a externa. O jogo de texturas entre o cimento queimado, o ladrilho hidráulico (Ladrilar) e as plantas cria uma paleta divertida no piso. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

No formato prévio, um forro baixo deixava o pé-direito quase claustrofóbico, o lavabo ocupava o vão da escada e a entrada parecia inóspita. As mudanças começaram pela frente. Uma folha de vidro deu fim à sensação de enclausuramento e ganhou a companhia do rasgo no piso de fulgê para a vegetação, criando um pátio pequeno, mas acolhedor. Deslocado para a frente, o lavabo agora compõe a volumetria da fachada, liberando a bela curva sob a escada restaurada.

Fonte de luz e frescor, o jardim – antes aqui ficava a cozinha – surge emoldurado pelo caixilho de vidro fixo instalado atrás do sofá. Almofadas da Señorita Galante e suportes de plantas da Selvvva. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

Em nome da unidade visual, o piso e o forro do térreo agora exibem a cor cinza (as juntas de dilatação foram desenhadas de forma a valorizar o material), fazendo belo contraste com a estrutura metálica preta. Esta última, aliás, recebeu reforço para que mais paredes pudessem vir abaixo, abrindo caminho para a rotina da casa e as brincadeiras do pequeno Bruno, que mora ali com os pais e a irmã ainda bebê.

Leia também: 8 projetos com contêineres 

Continua após a publicidade
O conjunto de bancada de granito (SilvaGran), churrasqueira e pia é perfeito para refeições entre amigos. Arandelas asseguram que a festa avance noite adentro. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

Na cozinha tipo corredor, a bancada avança em formato de península para aproveitar o espaço junto ao pilar metálico, que não poderia ser removido. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

Os espaços de convivência e lazer ficam concentrados no térreo enquanto o segundo pavimento abriga os três quartos. Aproveitado como um piso bônus, o sótão reúne escritório e sala de TV. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

O quintal dos fundos desponta como um dos lugares favoritos. Simbolizando a boa convivência com outros tempos, as belas esquadrias e o guarda-corpo do segundo andar continuaram, prova de que resgatar o passado pode ser a melhor maneira de simplificar a vida – e reverenciar o futuro.

Antes escuro e quente, o sótão teve as janelas ampliadas e dispostas em novo enquadramento, facilitando a setorização do ambiente dividido entre canto de TV e home office. Executada pela Titan Marcenaria, a estante acompanha o formato do telhado, num desenho lúdico que permite o máximo aproveitamento dos espaços. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

As luminárias da Reka se camuflam no forro, enquanto uma chapa metálica pintada de preto assume o papel de guarda-corpo e faz referência ao restante da estrutura presente na área social. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)
Publicidade