Continua após publicidade

Repaginado, sobrado paulistano reúne soluções versáteis

Alguns restauros, poucas demolições e muitas soluções ponderadas renovaram o astral desta casa

Por Marianne Wenzel
Atualizado em 9 set 2021, 11h58 - Publicado em 26 jan 2018, 13h00

Quem tem uma rotina de trabalho atribulada sabe: reduzir os deslocamentos diários facilita demais o dia a dia, especialmente numa cidade como São Paulo. Esse fator, aliado à vontade de voltar a viver numa casinha, encorajou a bancária paulistana na busca de quase três anos por um endereço perto do colégio do filho.

(Maíra Acayaba/Maíra Acayaba)

E ela enfim achou este sobrado. Estava um tanto combalido, mas oferecia o espaço sonhado: quintal, lugar para o garoto brincar, uma boa área social e vista para o parque próximo. Leitora de revistas de arquitetura e decoração, a moça havia colecionado referências para alimentar o projeto.

(Maíra Acayaba/Maíra Acayaba)

Uma delas chamou sua atenção para o escritório Casa 14, de Mariana Andersen e Mariana Guardani. “Era a foto de uma lavanderia”, revela, aos risos. “Achei demais como elas montaram um ambiente versátil, sem cara de área de serviço”, diz ela sobre um dos fatores que definiram a contratação da dupla.

Continua após a publicidade
(Máira Acayaba/Maíra Acayaba)

Coincidência – ou não –, nesta reforma, as arquitetas não decepcionaram com a proposta para o mesmo cômodo, muitas vezes negligenciado, e se mostraram parceiras para fazer valer o orçamento enxuto da cliente – que, como boa bancária, leva tudo na ponta do lápis.

(Maíra Acayaba/Maíra Acayaba)

Trabalhamos com materiais econômicos, como ardósia, granito andorinha e compensado, e recuperamos o que foi possível, a exemplo do piso externo de fulgê, dos armários embutidos e da escada. Isso nos permitiu trocar a caixilharia sem estourar a verba”, fala Mariana Andersen.

Continua após a publicidade
(Maíra Acayba/Maíra Acayaba)

Mais de um ano depois, a casa vive cheia de crianças e amigos. “Agora, só falta adotar o cachorro”, diz a bancária, feliz com a matemática da nova vida.

(Maíra Acayaba/Maíra Acayaba)
Publicidade