Refúgio de férias na Espanha mistura elementos antigos e contemporâneos

Repleta de luz natural, esta casa em um isolado vilarejo da ilha espanhola de Maiorca combina elementos da arquitetura regional com recursos modernos

Situada na Ilha de Maiorca, um dos pontos turísticos mais cobiçados da Espanha, a aldeia de Deià foi, durante séculos, um refúgio isolado, resguardado de invasores e piratas por colinas rochosas escarpadas. Exatamente devido a essa geografia protetora, o vale adquiriu uma atmosfera quase mítica e o vilarejo demorou a ser descoberto – só recentemente tornou-se destino de férias para artistas, escritores e músicos.

O designer Oro del Negro e sua cachorra, Pearl, em frente à porta de entrada (feita de carvalho por Pedro Casanovas, um artesão local). Aldravas forjadas a mão arrematam a peça.

O designer Oro del Negro e sua cachorra, Pearl, em frente à porta de entrada (feita de carvalho por Pedro Casanovas, um artesão local). Aldravas forjadas a mão arrematam a peça. (Greg Cox/Divulgação)

 

As portas se abrem para esta luminosa sala de estar, onde cantos arredondados moldam o sofá de alvenaria. O piso e as paredes foram revestidos com cimento queimado de um discreto tom entre o creme e o cinza. Quadro The Gift, de Arturo Rhodes.

As portas se abrem para esta luminosa sala de estar, onde cantos arredondados moldam o sofá de alvenaria. O piso e as paredes foram revestidos com cimento queimado de um discreto tom entre o creme e o cinza. Quadro The Gift, de Arturo Rhodes. (Greg Cox/Divulgação)

A história deste casarão de 261 m² faz a ponte entre os dois momentos: passado e futuro. Tudo começou quando a dupla do escritório maiorquino MORE Design foi chamada a repensar os espaços internos do sobrado, já em plena obra. Original do século 17, a edificação ganhou uma reforma completa tocada por Oro del Negro e Manuel Villanueva (que creditam participação fundamental aos construtores do escritório Contratas Soller e ao arquiteto Claudio Hernandez Alcover), em busca de um equilíbrio sutil entre o  vernacular renovado e o contemporâneo funcional.

Na cozinha integrada, a execução dos armários rústicos sob a bancada e na ilha central coube ao artesão local Boni Fuster com puxadores da MORE Design. Um dos pilares (este, um perfil de aço em I) recebeu pinceladas de rosa, quebrando o padrão de cores. Os pendentes Etch são de Tom Dixon.

Na cozinha integrada, a execução dos armários rústicos sob a bancada e na ilha central coube ao artesão local Boni Fuster com puxadores da MORE Design. Um dos pilares (este, um perfil de aço em I) recebeu pinceladas de rosa, quebrando o padrão de cores. Os pendentes Etch são de Tom Dixon. (Greg Cox/Divulgação)

À maneira deles, Oro e Manuel – o arrojado e o parcimonioso – conseguiram se expressar no processo para que hoje a construção manifeste características da arquitetura tradicional do lugar, marcada pelo uso de pedras naturais e telhados inclinados, somadas a um quê atual. “Neste projeto, só a fachada foi mantida original, todo o resto foi reformado”, explica del Negro. Bons exemplos da referida soma de forças aparecem na escadaria, onde o rejunte exibe uma mistura especial de terra, cal e diferentes tipos de areia, e nas luminárias de latão, muitas delas concebidas pelos moços.

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E assim foi até o clima de relax luxuoso se estabelecer de vez no endereço. Se dentro a paleta de cores sóbrias percorre todos os ambientes, forrados de cimento queimado e com muita rocha rústica, o mobiliário e o décor encerram o caso com peças pontuadas por toques de vermelho, rosa e preto assinadas por nomes como Tom Dixon e Philippe Starck.

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