Projeto premiado é sustentável e preserva patrimônio

A proposta era aproveitar a condição original da casa com intervenções delicadas, tecnologias sem exageros e a geração mínima de resíduos

O cuidado com os detalhes rendeu às arquitetas Gabriela Lotufo e Larissa Oliveira, de São Paulo, o prêmio no Desafio Casa Sustentável CASACOR, concluído no fim de fevereiro. O concurso, realizado pelas empresas parceiras Inovatech Engenharia e CASACOR, convidou profissionais de todo o país a pensar um projeto para a casa de 75 m² que é parte do patrimônio histórico tombado do Jockey Club de São Paulo e que abrigará o espaço ecológico na mostra de 2018. “Dos 70 inscritos, este foi o mais equilibrado”, diz o arquiteto da CASACOR Darlan Firmato, membro do júri. Peças pré-fabricadas de painel laminado colado (CLT) de pínus certificado (Crosslam) compõem três grandes núcleos internos integrados, favorecendo a ventilação natural e o conforto termoacústico. “É importante mostrar que é possível reformar e requalificar um imóvel com foco em sustentabilidade”, comemora Luiz Henrique Ferreira, diretor da Inovatech Engenharia.

Veja também
Placas de CLT ergueram o núcleo da cozinha, cujos revestimentos são pastilhas de PET (Rivesti) na parede e réguas vinílicas 100% recicláveis no chão.

Placas de CLT ergueram o núcleo da cozinha, cujos revestimentos são pastilhas de PET (Rivesti) na parede e réguas vinílicas 100% recicláveis no chão. (Divulgação/Divulgação)

 

Na sala, o piso de madeira se mantém. A ocupação do espaço é flexível, com sofás modulares. Um segundo núcleo de CLT abriga a TV na frente e, atrás, os armários do quarto. Spots de led.

Na sala, o piso de madeira se mantém. A ocupação do espaço é flexível, com sofás modulares. Um segundo núcleo de CLT abriga a TV na frente e, atrás, os armários do quarto. Spots de led. (Divulgação/Divulgação)

 

Com saída para o jardim, a oficina fica na antiga área da cozinha. A ideia é incentivar hobbies como marcenaria e jardinagem. Folhas laminadas de bambu recobrem o forro de gesso.

Com saída para o jardim, a oficina fica na antiga área da cozinha. A ideia é incentivar hobbies como marcenaria e jardinagem. Folhas laminadas de bambu recobrem o forro de gesso. (Divulgação/Divulgação)

 

O banheiro conta com metais economizadores, descarga sanitária de duplo fluxo, chuveiro com restritor de vazão e timer. Na área de banho, pastilhas de PET e deck de madeira plástica.

O banheiro conta com metais economizadores, descarga sanitária de duplo fluxo, chuveiro com restritor de vazão e timer. Na área de banho, pastilhas de PET e deck de madeira plástica. (Divulgação/Divulgação)

Comentários

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

  1. Gabriela Felgueiras

    http://www.aplicadoraeuropa.com.br
    Aplicadora Europa e uma empresa referência e especializada no ramo de acabamento em pisos de madeira, atua no mercado de pisos há muitos anos, fornecendo os serviços de Raspagem de taco sem pó, Raspagem de Assoalhos e Tacos, aplicação de verniz em madeiras, entre outros serviços e produtos.

    Sempre com foco na mais alta qualidade, a A Aplicadora Europa traz materiais nacionais e importados com tecnologia e inovação, a exemplo da Raspagem de pisos de taco com o propósito final de proporcionar beleza e durabilidade ao piso, consolidando assim, a satisfação e fidelização dos seus clientes. Não é à toa que uma empresa do porte da A Aplicadora Europa, investe em treinamentos diários para sua equipe de profissionais.
    [googlemaps https://www.google.com/maps/embed?pb=!1m14!1m8!1m3!1d14636.286178553262!2d-46.8513349!3d-23.4939324!3m2!1i1024!2i768!4f13.1!3m3!1m2!1s0x0%3A0x1be2a6b6c2b26d5c!2sAplicadora+Europa+%7C+Bona+%7C+Sinteco+%7C+Cascolac+%7C+Raspagem+de+Tacos+e+Assoalhos+S%C3%A3o+Paulo+SP!5e0!3m2!1spt-BR!2sbr!4v1551158087374&w=600&h=450%5D