Continua após publicidade

Projeto modernista de Piero Lissoni em Tel Aviv tem toque milânes

A casa reúne referências da arquitetura do século 20 com materiais contemporâneos, verde e muita iluminação natural!

Por Redação
Atualizado em 9 set 2021, 11h13 - Publicado em 9 abr 2018, 16h21

Adepto a incluir formas puras e linhas retas em seus projetos – sejam eles pequenos objetos como cafeteiras  ou grandiosos edifícios -, o arquiteto italiano Piero Lissoni é conhecido por suas obras inspiradas nas construções austeras do século 20. Em uma era pós-tudo, o profissional acredita que é possível sim acrescentar toques de arquitetura modernista em projetos atuais. “Em 2018 ainda é possível criar uma arquitetura que seja contemporânea e simples, pelo menos esteticamente simples, e recuperar um pouco do elegante estilo modernista”, afirma.

(Divulgação/Divulgação)

Esta residência em Tel Aviv, Israel, é o trabalho mais recente de Lissoni, em parceria com o escritório israelense Tehila Shelef, que emprega traços modernistas em um projeto contemporâneo. A fachada alta de concreto faz com que a casa pareça uma fortaleza, mas o o interior esconde uma morada de dois andares que faz um diálogo entre os espaços externos e internos. Valendo-se desse recurso (esconder o “tesouro” atrás de paredes imponentes), Lissoni transmitiu um toque milanês à composição com veio modernista: “em Milão, nosso DNA cultura nos diz que não devemos exibir aquilo que temos, então até mesmo as familias milanesas mais ricas escondem a beleza de suas casas e jardins exuberantes atrás de muros altos e intimidantes.

(Divulgação/Divulgação)
(Divulgação/Divulgação)

Brises de madeira cercam os blocos em forma de L totalmente envidraçados da morada. “Minha tarefa era tornar esta casa transparente a fim de captar a luz”, explica o arquiteto. No interior da residência, Lissoni fez um mix de peças assinadas por ele mesmo, antiguidades da China, Japão e Israel e a coleção de arte do proprietário. Os materiais são tão neutros quanto possível, segundo ele, combinando piso de mármore local com paredes brancas. Cercada por piscinas, a casa parece flutuar na água.

(Divulgação/Divulgação)

 

 

 

Publicidade