Nesta casa em Búzios, basta abrir o portão para desbravar o mar
Refúgio pé na areia mistura pedra, madeira, cores fortes e abraça a piscina, protegendo-a da ventania da Praia de Manguinhos, onde a família se joga nos esportes náuticos
Por Texto Simone Raitzik | Projeto Simone Jazbik Arquitetura
access_time
1 Feb 2016, 09h00
Encaixada entre os dois blocos da casa, a piscina inclui uma hidromassagem de 2 x 2 m (com sistema de aquecimento da Orbis). Leva pastilhas cerâmicas de 5 x 5 cm (Atlas, cor aruba verde). (Foto: MCA Estúdio/)
Um casal jovem, três filhos esportistas e cheios de energia, todos compartilhando uma paixão assumida pela vida à beira-mar. Esse enredo foi o ponto de partida para o projeto deste refúgio pé na areia, num condomínio fechado na praia de Manguinhos, em Búzios, no litoral norte fluminense. Tudo começou quando a família, assídua frequentadora dessa porção da costa, encontrou o terreno com boa metragem e próximo da casa de amigos. O local acenava com a calma pretendida e a facilidade de estar de frente para o horizonte: bastaria abrir o portão, pegar o barco ou a prancha e partir para desbravar as ondas. De olho na oportunidade, fecharam negócio e logo chamaram a arquiteta carioca Simone Jazbik para definir como o pouso tranquilo que imaginavam poderia se tornar realidade. “Eles são muito ativos e ligados em esportes. Não são dados a excessos, gostam de simplicidade. Era importante que a casa dialogasse o tempo todo com o entorno e que fosse preparada para receber os muitos amigos, mas sem ser grandiosa demais”, conta ela, que seguiu o estilo buziano de morar com a cobertura de várias águas, as telhas de barro, a cor forte na fachada e os pilares de madeira rústica.
“Só as esquadrias empregam PVC, porque os clientes faziam questão de um material de fácil manutenção. No início, estranhei. Preferia os modelos de madeira, a fim de deixar o mix de texturas mais homogêneo. Depois, acabei me acostumando e até achando bom. Aqui a maresia é poderosa”, reflete ela, autora da proposta com a colaboração do arquiteto Glauco Lobato.
Outro ponto importante residiu no posicionamento da piscina. Como a região de Manguinhos se expõe a ventos fortes – motivo pelo qual atrai adeptos de esportes aquáticos –, Simone sugeriu colocá-la no centro do terreno, protegida pelo bloco mais perto da praia (o da área social) e, na lateral, cercada pela faixa que inclui cozinha, lavabo e o corredor que leva às dependências de serviço e às suítes de hóspedes, concentradas no trecho em frente à rua. “Com essa configuração, a casa ficou com dois módulos privativos. Quando a família vem só, ocupa a parte junto ao mar. Tudo bem prático e relaxante”, explica ela.
-
1. Vista de encantar
zoom_out_map
1/9 A grama separa o estar da areia. Única interrupção no jardim, o solário com piso de cimento acomoda as espreguiçadeiras, num convite ao relax de frente para o oceano. Repare no pergolado, sustentado por vigas e pilares de eucalipto autoclavado, reforçados com perfil de aço no interior. (Foto: MCA Estúdio)
-
2. Fachada colorida
zoom_out_map
2/9 O tom cobalto da tinta acrílica (Coral, ref. 10BB 22/318) confere personalidade à fachada e proporciona um bonito contraste com a madeira (o portão da garagem foi montado pela Marcenaria Esquadrão com peroba-mica maciça). O terceiro elemento marcante da composição é o granito cinza que reveste uma das paredes. Para proteger bem as esquadrias da chuva, o beiral mede 90 cm. (Foto: MCA Estúdio)
-
3. Para relaxar
zoom_out_map
3/9 Encaixada entre os dois blocos da casa, a piscina inclui uma hidromassagem de 2 x 2 m (com sistema de aquecimento da Orbis). Leva pastilhas cerâmicas de 5 x 5 cm (Atlas, cor aruba verde). (Foto: MCA Estúdio)
-
4. Mistura de materiais
zoom_out_map
4/9 O corredor de 1,70 m de largura liga os dois blocos e dá acesso à cozinha e ao lavabo. A escada de toras de eucalipto rústico autoclavado (execução do empreiteiro Salviano Martins) conduz às suítes de hóspedes. O forro de trama de fibra de bambu é trabalho de Hylka Nunes. No piso, placas de porcelanato de 90 x 90 cm (Cerâmica Portinari, coleção Loft). (Foto: MCA Estúdio)
-
5. Integrada
zoom_out_map
5/9 Entre o estar e o pátio interno, a área gourmet reúne churrasqueira e forno a lenha sob teto de vidro com forro de fibra de bambu. (Foto: MCA Estúdio)
-
6. Cozinha
zoom_out_map
6/9 Ladrilhos hidráulicos verdes e brancos desenham quadrados de 40 x 40 cm no piso da cozinha. Nas paredes, cerâmica de 2,5 x 5 cm (Atlas, cor ártico). Bancada de Silestone branco zeus. (Foto: MCA Estúdio)
-
7. Lavabo
zoom_out_map
7/9 A bancada é de madeira de demolição (Francisco Rodrigues). (Foto: MCA Estúdio)
-
8. Terraço
zoom_out_map
8/9 Os pilares de eucalipto rústico possuem estrutura interna de aço. Esquadrias de PVC (Claris Tigre, linha Europa) integram a sala ao terraço em frente à praia. Visando maior privacidade, apenas a suíte do casal ocupa o segundo pavimento do bloco voltado para o mar. (Foto: MCA Estúdio)
-
9. Disposição em U abraça a piscina
zoom_out_map
9/9 A casa se encaixa num terreno de 907 m². Ao redor do jardim, estão os ambientes de lazer, como a varanda da churrasqueira e a sauna. Os quartos se encontram mais afastados desse miolo (Ilustrações: Fabio Flaks)