Continua após publicidade

Casa geminada ganhou andares intermediários e muita iluminação

Poucas paredes e fachada de trás recuada asseguraram luz natural a morada espanhola

Por Text: Lucila Vigneron Villaça
Atualizado em 9 set 2021, 13h25 - Publicado em 8 fev 2017, 14h20

Redes de segurança de náilon protegem a criança nos cômodos altos.; Num dos níveis intermediários está a biblioteca de Sarai, onde ela lê e escreve poesias. O espaço se abre para uma varanda

Graças ao valor atraente dos imóveis no bairro de Poblenou, em Barcelona, o casal Emma e Sarai conseguiu comprar esta construção de 130 m2, vedada dos dois lados. A residência, no entanto, pedia algumas intervenções a fim de ajustar-se ao estilo de vida das moças, à espera então da primeira filha, Juno. 

Continua após a publicidade

No térreo, cozinha e área de estar se misturam. O único ambiente fechado é o banheiro, cuja parede sustenta a escada com estrutura de ferro

“Emma é sueca e, por isso, nos baseamos numa visão nórdica da arquitetura, marcada por ambientes luminosos e funcionais, sem barreiras”, contam os profissionais da Nook Architects. Os dois andares existentes acabaram agregando mais outros dois, intermediários, onde instalaram-se o quarto da criança e uma biblioteca. 

Continua após a publicidade

Juno brinca na varanda à frente da biblioteca, onde o piso tem revestimento de grama sintética.

A ausência de divisórias internas (os únicos cômodos fechados são os banheiros) permite às mães ficar de olho na filha. Afastada dos vizinhos na reforma, a fachada de trás trouxe maior entrada de luz, mesma função das claraboias instaladas no teto. 

Publicidade