Continua após publicidade

Madeira desenha cabana moderna na Eslovênia

O material que reveste esse refúgio de 82 m² garante conforto térmico e integração com a natureza ao redor

Por Silvia Gomez
Atualizado em 27 fev 2024, 11h32 - Publicado em 14 fev 2018, 11h00

O clima adverso da região – um assentamento nas colinas próximas ao município de Idrija, na Eslovênia – pedia um abrigo à altura. Nem por isso, no entanto, a natureza deveria ser ignorada, como bem conceberam as arquitetas do Studio Pikaplus, Jana Hladnik Tratnik e Tina Lipovž. “Queríamos desfocar a linha entre dentro e fora, criando ao mesmo tempo um ambiente interno que replicasse a sensação de estar ao ar livre”, contam. Para o conforto, paredes e fachada revestidas de madeira garantem a atmosfera macia e quente, ajudando também a fundir casa e entorno. Em prol ainda do mínimo impacto, a implantação se deu numa clareira, medida que não perturbou a paisagem. E endossando as soluções de efeito térmico, os painéis de vidro laminado duplo criam quadros de apreciação da vista.

Leia também: Sauna em formato oval fica no meio da neve

CONVIVER

(Miha Bratina/Divulgação)

Até a posição do sofá foi pensada para mirar lá fora. Repare que a madeira cobre piso, paredes e teto, criando um invólucro aconchegante e visualmente limpo. Panos de vidro laminado duplo (Saint-Gobain) asseguram conforto térmico.

Continua após a publicidade

COZINHAR

(Miha Bratina/Divulgação)

Compacta, a casa tem apenas os ambientes essenciais, com o térreo integrando áreas de refeição e de estar. Mesmo do mezanino, onde estão os quartos, com guarda-corpo de vidro, é possível apreciar a paisagem sem obstruções.

 

DORMIR

(Miha Bratina/Divulgação)

Com a estrutura de metal camuflada pelo acabamento de madeira clara, o projeto assume a inclinação de chalé da cobertura, encaixando as camas dos dois quartos existentes ao longo do pé-direito.

Publicidade