Fachada de casa chilena imita a cor escura das pedras vulcânicas da região

O interior desenhado com madeira compensada clara se esconde por trás das ripas de madeira escura que revestem o exterior da construção

Com vista de tirar o fôlego para o vulcão mais ativo do Chile – Villarrica -, esta casa na região de Araucanía – conhecida por seus lagos e montanhas que fazem parte dos Andes -, é criação do escritório Ampuero Yutronic. Batizada de casa Hualle, a construção é toda revestida por fora com ripas de madeira manchadas de forma a se assemelharem à cor das pedras vulcânicas muito utilizadas nas casas da área rural ao redor.

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

“Esse tom cinza-escuro é algo que se vê em algumas construções rurais tradicionais na região e na cidade de Pucon”, explicou Javier Ampuero Ernst, co-fundador do estúdio, ao Dezeen. “No fim das contas, o exterior escuro ajudou a destacar a beleza contrastante dos espaços internos.”

Leia também: Dobras e traços angulosos desenham casa chilena

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

O formato da casa se assemelha ao de um galpão com telhado inclinado. Visando oferecer proteção contra os ventos fortes e o sol, os arquitetos fizeram algumas adaptações como a porta com as laterais protegidas, voltada para o lado contrário ao vento e chuvas provenientes do norte. O telhado facetado cobre a entrada principal. Da entrada principal corre um caminho de concreto que envolve a casa até a piscina comprida.

Leia também: Casa costeira se acomoda suavemente no topo de um penhasco

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

Os ambientes ganharam compensado de madeira clara que forram as paredes, contrastando fortemente com a fachada. Uma mistura de concreto, areia vulcânica e outros elementos cobre todo o piso. O concreto também auxilia no conforto térmico da construção, regulando a temperatura. Na área principal da casa, uma grande janela emoldura o imponente vulcão.

 (Divulgação/Divulgação)

 (Divulgação/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s