Continua após publicidade

Esta casa de 220 m² no Rio de Janeiro tem estilo praiano e luz natural

O casal de moradores que tem dois filhos queria um espaço para relaxar e curtir férias e finais de semana

Por Redação
Atualizado em 9 set 2021, 09h29 - Publicado em 1 ago 2018, 16h40

Aline e Marco, o casal de proprietários desta casa que fica em Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro, não pensou duas vezes na hora de contratar a arquiteta Érica Salgueiro para tocar o projeto de seu refúgio de férias – a profissional também é autora do apartamento da dupla em São Paulo. Dessa vez, os moradores queriam ambientes mais aconchegantes e de relax, com um toque praiano, já que a casa, que tem 220 m², serviria como local de férias e descanso. Tudo isso, é claro, sem deixar de lado a sofisticação nos detalhes e a funcionalidade.

Diferentemente de outros imóveis, a fachada desta casa que fica dentro de um condomínio fechado é voltada para a área de lazer. (Andre Nazareth/Divulgação)

Localizada em um condomínio fechado, a configuração do imóvel é um pouco diferente dos tradicionais: aqui, a frente é voltada para a área de lazer com piscina, espaço gourmet e churrasqueira. Para a arquiteta, o desafio neste espaço foi desenhar os ambientes sem  interferir na fachada principal. Para isso, Érica apostou em uma paleta de cores neutras, com toques de azul pontuados em itens de decoração e revestimentos.

(Andre Nazareth/Divulgação)

 

Nos espaços internos, o destaque fica por conta das cores quentes que aparecem na decoração e tons terrosos, como no living onde a arquiteta optou por criar um painel de madeira para a televisão. Atrás dela há um papel de parede que imita tijolos brancos (Wallcovering). O pendentes de cobre ajudam a conferir um ar descontraído ao espaço.

No living, o destaque fica por conta das cores quentes, dos tons terrosos e do uso da madeira na mesa de jantar (VMobili) com pés de inox, no painel da televisão (Todeschini) e na porta de entrada, deixando o ambiente muito aconchegante. (Andre Nazareth/Divulgação)

 

No projeto, cada espaço foi cuidadosamente pensado para atender aos desejos dos moradores. No lavabo, por exemplo, Érica aplicou es papel de parede com estampa de folhas verdes para conferir o toque praiano almejado. A bancada com pia esculpida de mármore travertino confere elegância ao espaço.

O toque praiano do lavabo fica por conta do papel de parede (Wallcovering) com folhas verdes e fundo escuro colocado em todas as paredes. A bancada com pia esculpida e prateleira baixa é feita de Mármore Travertino. (Andre Nazareth/Divulgação)

   

A suíte do casal ganhou uma cabeceira de madeira com painel ripado e duas cômodas azuis fazem as vezes de criados-mudos. já no quarto das crianças, um menino e uma menina, a paleta de cores divide o ambiente e traz uma certa individualidade. Camas baú e nichos com acabamento em laca brilhante são perfeitos para guardar os brinquedos,

Na suíte do casal, tons terrosos foram aplicados utilizados para dar um toque praiano ao ambiente, deixando-o descontraído. O tom azul das cômodas que fazem as vezes de criados-mudos em composição com a cabeceira de painel ripado de madeira (Todeschini), cria uma atmosfera contemporânea e elegante ao mesmo tempo. (Andre Nazareth/Divulgação)

 

As camas baú e os nichos com acabamento em laca brilhante (Todeschini) são perfeitos para guardar os brinquedos depois de utilizados. O criado-mudo suspenso segue a pelta das cores predominantes, harmonizando os dois lados do quarto. Aqui a persiana (Uniflex) carrega detalhes em vermelho, combinando com o papel de parede (Wallcovering) (Andre Nazareth/Divulgação)

 

Até o sótão teve cuidado especial. Neste ambiente, a arquiteta criou mais uma sala. Uma bancada branca ocupa o espaço escolhido pela cliente para fazer as vezes de home office. Veja mais fotos do projeto na galeria abaixo:

Uma bancada branca e dois bancos com estofado azulado compõem a área escolhida pela cliente para ser o escritório. As mesas laterais Tribo (VMobili) de madeira assinadas pela Lattoog, compõe o ambiente e dão um ar de aconchego e conforto. (Andre Nazareth/Divulgação)
Publicidade