Casa de campo suspensa é prática e teve custo barateado

Banhada pelo Sol durante todo o dia, esta construção em Gonçalves, MG, é cercada pela paisagem verde da Serra da Mantiqueira

Logo pela manhã, o sol entra de mansinho na sala, assim que toca o alto do telhado de duas águas, onde uma abertura com caixilhos estrategicamente posicionada entre elas dá passagem aos primeiros  raios.

Conforme as horas passam, a claridade banha toda a construção repleta de transparências que convidam o verde deste refúgio mineiro na Serra da Mantiqueira a fazer parte do interior.

No período da tarde, o sol penetra pelo terraço coberto, o que ajuda no conforto térmico da casa, já que as temperaturas são extremas na região. Ali fica a mesa confeccionada pelo marceneiro Aristeu Pereira da Costa com cadeiras da Tok&Stok.

No período da tarde, o sol penetra pelo terraço coberto, o que ajuda no conforto térmico da casa, já que as temperaturas são extremas na região. Ali fica a mesa confeccionada pelo marceneiro Aristeu Pereira da Costa com cadeiras da Tok&Stok. (Divulgação/Eduardo Pozella)

Leia mais: Esta casa nas montanhas parece um refúgio mágico

Suspensa, a casa de 82 metros quadrados repousa delicadamente sobre o terreno acidentado e avança sobre ele, tirando o melhor proveito do declive e da paisagem ao redor.

Quando abertas, as portas de correr integram interior e varanda. Nesta, as réguas de garapeira tratada do piso foram niveladas com o cimento queimado da sala.

Quando abertas, as portas de correr integram interior e varanda. Nesta, as réguas de garapeira tratada do piso foram niveladas com o cimento queimado da sala. (Divulgação/Eduardo Pozella)

“Uma parte fica implantada no platô e a outra se projeta em direção ao desnível do lote, como se o ampliasse. É uma estrutura mista, em que pilares e vigas de concreto sustentam a laje do piso enquanto os mesmos elementos, feitos de madeira, suportam as paredes de alvenaria e o telhado”, explica a arquiteta Cristina André, autora do desenho.

Com tesouras de garapeira aparentes, o estar comporta caixilhos de alumínio (Alumiglass Brasil) com 2,55 m de altura, que emolduram as montanhas.

Com tesouras de garapeira aparentes, o estar comporta caixilhos de alumínio (Alumiglass Brasil) com 2,55 m de altura, que emolduram as montanhas. (Divulgação/Eduardo Pozella)

Concebido seguindo soluções, métodos construtivos, materiais e mão de obra locais, o refúgio não só enalteceu elementos  regionais como o tijolo de barro maciço e o cimento queimado como teve seu custo barateado, totalizado em R$ 250 mil.

Na fundação da residência, foram utilizadas sapatas de concreto com brocas para apoio dos pilares quadrados que sustentam a laje treliçada do piso e o deck de garapeira (CRS Madeiras).

Na fundação da residência, foram utilizadas sapatas de concreto com brocas para apoio dos pilares quadrados que sustentam a laje treliçada do piso e o deck de garapeira (CRS Madeiras). (Divulgação/Eduardo Pozella)

“Nós queríamos uma casa bonita, ensolarada e o mais em conta possível. E que fosse prática e eficiente: como é suspensa, fica livre da umidade”, conta a proprietária Denise Silveira Mathias, que frequenta Gonçalves há 12 anos, mas só em março de 2016 conseguiu iniciar a obra tão sonhada ao lado do marido e do filho de 11 anos.

Feitos de alvenaria e cimento queimado cinza-claro, a lareira e o banco lateral com nichos para livros e objetos (45 cm de altura) formam um bonito conjunto com o piso, cuja massa recebeu pigmento ocre.

Feitos de alvenaria e cimento queimado cinza-claro, a lareira e o banco lateral com nichos para livros e objetos (45 cm de altura) formam um bonito conjunto com o piso, cuja massa recebeu pigmento ocre. (Divulgação/Eduardo Pozella)

Pronto em janeiro deste ano, o refúgio seria alugado por um ano enquanto uma segunda propriedade pudesse ser finalizada para receber os moradores. Porém, tal ideia vem sendo adiada à medida que eles se apaixonam cada vez mais pelo lugar e suas montanhas.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

  1. Artesanei.com.br Shopping Artesanato top!

    Novo Shopping artesanato diversos artistas e designs https://artesanei.com.br
    Produtos que expressa quem voce é!

    Curtir

  2. Atualmente, tem sido feito reaproveitamento de pallet de madeira, inclusive para construção de casas. É bem interessante, pois é uma maneira sustentável de ajudar o meio ambiente. Mais informações em:
    https://sites.google.com/view/decoracao-com-pallet/

    Curtir

  3. Veja Também Artesanei.com.br | Novo Shopping Artesanato, Decoração!

    https://artesanei.com.br
    Artesanei – Novo Shopping – Descubra fabricantes, Designers independentes e empreendedores criativos de todos os lugares, tudo em um só lugar – Artesanei.com.br

    Curtir

  4. Javier Silva

    Hello, I really loved this countryside house.. I’m interested in getting the whole architecture and design plans. ¿Is there any way to get them? download them from any website or something? Thank you

    Curtir