Continua após publicidade

Casa de atriz carioca funciona como espaço de ensaio

Original de 1938, o sobrado no Rio de Janeiro, perdeu paredes e ganhou jeito de sala de teatro

Por Simone Raitzik
Atualizado em 9 set 2021, 10h22 - Publicado em 20 jul 2018, 12h45

Há anos, Bianca Byington procurava um imóvel antigo para funcionar como base para ensaios, montagem de pequenas peças teatrais e, ainda, ponto de encontro informal dos amigos. Para ela, era essencial que o local tivesse luz natural farta, personalidade e um quintal com plantas. “Queria também pé- -direito alto, materiais à mostra e uma rua tranquila. Dá para perceber que não foi uma busca fácil”, conta ela.

No segundo andar, tábuas de ipê de 20 cm de largura se alinham no ambiente cercado por esquadrias (algumas delas feitas com as madeiras originais da casa). A tubulação de ferro galvanizado fica aparente. No teto sem forro e com as tesouras de madeira à vista, a armação (grelha) serve de suporte para refletores (Andre Nazareth/Divulgação)

[inserir link de fotos extras]

Encontrou o endereço dos sonhos em um sobrado dos anos 30 situado em uma adeira de paralelepípedos da Lapa, próximo do centro da cidade. Veio da arquiteta carioca Tania Chueke o parecer de como transformar o espaço de 230 m2 em poucos (e bons) ambientes: uma ampla sala integrada à cozinha e ao quintal, embaixo; e um loft único para ensaios, em cima. “Privilegiamos na obra o material retirado da própria construção, como madeiras de demolição. Trocamos ainda a escada de lugar e acabamos com o cômodo que fechava a circulação, impedindo a ligação do portão de entrada com o quintal. Com essa passagem liberada, tudo ficou fluido e integrado”, revela Tania.

Continua após a publicidade
Originais, os tijolos maciços pintados de branco fazem fundo para a nova escada, que mudou de lugar e foi redesenhada com madeira da obra. A porta de entrada é de aço corten (Ioselli Artefatos de Metais). Piso de porcelanato de 90 x 90 cm (ref. HD downtown, da Portinari). (Andre Nazareth/Divulgação)
Um dos cômodos foi posto abaixo, liberando a passagem entre a entrada e o quintal. A parede estrutural de pedra (com aplicação de resina acrílica) se destaca na lateral e o piso é de cimento queimado feito na obra. (Andre Nazareth/Divulgação)
Publicidade