Casa com grandes aberturas é cercada por jardins

Esta residência verticalizada volta seus espaços para as plantas, cultivadas em terraços, corredores, no quintal e até na cobertura

Antes de mexer em qualquer porção do terreno de 611 metros quadrados localizado em um bairro arborizado da capital paulista, passaram-se dois anos.

Pensada de forma detalhada, a construção preservou a permeabilidade do solo e boa parte da vegetação existente e seu posicionamento tira proveito do sol e dos ventos para manter o interior agradável tanto no inverno quanto no verão.

Uma viga metálica (à direita, na foto) viabiliza o amplo vão entre sala de jantar e living, este com pé-direito de 5,60 m e imensas esquadrias de freijó (NC Arquitetura em Madeiras) e vidros fixos superiores (Primo Vidros). O pergolado da varanda avança até aqui, ajudando no controle da luminosidade. (Divulgação/Ana Mello)

Veja também: Casa de 250 m² com decoração leve e áreas integradas

“Estudei as características bioclimáticas locais como insolação, sombras das edificações vizinhas, ventilação e climogramas da cidade para acondicionar a casa naturalmente, com aberturas e proteções solares estratégicas”, explica a arquiteta Paloma Siqueira, autora da obra elaborada para um advogado, uma gestora de organização social e suas duas filhas.

Na sala de jantar ligada ao estar, a viga metálica reforça a sustentação do mezanino e trava a estrutura, evitando mais pilares. Ao fundo, a janela de 2,30 x 3,40 m tem vidro fixo e lateral pivotante. (Divulgação/Ana Mello)

Constituída basicamente de quatro materiaisconcretometal, madeira e vidro –, a moradia de três pavimentos preserva a privacidade dos donos, mas sem criar uma fortaleza.

Para oferecer espaço para as crianças andarem de bicicleta e patins, a arquiteta Paloma Siqueira e as paisagistas Alice Rocha e Camila Sesma bolaram um caminho pavimentado de 51 m revestido de fulgê (Casa Franceza). Ele percorre toda a lateral do terreno. (Divulgação/Ana Mello)

“Os portões permitem enxergar o jardim e parte da altura da casa, que, vista da rua, revela apenas os dois primeiros andares, já que o terceiro é voltado para os fundos”, explica Paloma.

Apesar da altura, a casa exibe fachada discreta: repare como o terceiro pavimento surge recuado. No corredor lateral, a  exuberância de plantas como palmeira rabo-de-peixe, bananeira e helicônia. Na entrada, vigas e pilares metálicos (Montreaço) foram previstos como futuros pergolados, mas os moradores preferiram mantê-los assim, simples linhas da arquitetura. (Divulgação/Ana Mello)

O paisagismo encontrou lugar em terraços e na cobertura, cuja função é melhorar o isolamento térmico dos quartos e funcionar como jardim para a suíte principal.

Na fachada lateral direita, os volumes que se sobressaem foram pintados de marrom e azul. Os beirais, com estrutura metálica chumbada nas vigas de borda, têm ripas de cumaru protegendo as janelas. O último pavimento fica recuado 13 m em relação à fachada, suavizando sua verticalidade. (Divulgação/Ana Mello)

Da mesma forma, todo o interior contempla aberturas generosas, em alguns momentos protegidas por pergolados, beirais de madeira e venezianas para controle da insolação. “Há muita transparência. Sempre estamos acompanhados do verde do quintal e dos corredores laterais”, conta o morador.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s