Continua após publicidade

Pura inspiração: apartamento integrado combina ambientes elegantes e despojados

No projeto do escritório + 2 Arquitetura funcionalidade é a palavra-chave

Por Da redação
Atualizado em 9 set 2021, 13h27 - Publicado em 3 fev 2017, 19h05

Quando decidiram se mudar de uma casa de 350 m² para um apartamento de 148 m², em Palhoça (SC), o jovem casal de moradores convidou o escritório + 2 Arquitetura para tocar a obra. No projeto, a decisão de integrar os ambientes veio do desejo dos proprietários de ter espaços funcionais que permitissem diferentes composições para receber grupos de convidados.

“Criar um espaço elegante e ao mesmo tempo descontraído foi nosso maior desafio” conta a arquiteta Lucina Decker. Como os ambientes da área social são totalmente integrados, a escolha dos revestimentos, do mobiliário, dos materiais aplicados foi importante para criar um ambiente equilibrado e harmônico.

Um dos cuidados tomados na reforma foi com o nivelamento do piso para incorporar a sacada com a área de lazer. “O nivelamento foi realizado com agregado leve, para não impactar a estrutura do prédio. A retirada da esquadria e instalação do fechamento da sacada seguiu as orientações do condomínio”, explica Luciana.

Continua após a publicidade

A arquiteta também explica que a climatização de ambientes integrados pode ser prejudicada pela carga térmica de equipamentos de cozinha como fornos, fogão e churrasqueira. “Neste caso, utilizamos dois aparelhos de teto na área social e Split nos dormitórios. Os aparelhos de teto são ótimas opções quando há disponibilidade de altura entre o forro e laje, pois distribuem o ar climatizado de forma mais uniforme que aparelhos de parede”, completa.

Publicidade