
Além do espaço para os bichanos, o projeto também tem muitos nichos para abrigar a ampla coleção de livros dos moradores (Francis Dzikowski/Divulgação)
A casa geminada, chamada de House for Booklovers and Cats (casa para amantes de livros e gatos, em tradução livre), foi desenhada para um casal apaixonado por literatura, poesia, arte e seus dois gatos.

– (Francis Dzikowski/Divulgação)
A dupla queria espaços coloridos, aconchegantes e cheios de luz, e foi exatamente isso que a BFDO entregou para eles. “Além disso, eles queriam que a casa oferecesse acomodações para seus gatos tímidos – incluindo maneiras para que eles pudessem ‘fugir’ de hóspedes e visitas”, explicam os arquitetos da Barker Freeman Design Office (BFDO).

– (Francis Dzikowski/Divulgação)
Leia também: Na Espanha, esta casa geminada ganhou andares intermediários e muita iluminação
Na sala de estar, uma estante longilínea feita sob medida corre por uma das paredes. Além dos nichos e compartimentos para os livros, na parte superior do móvel há um corredor para os felinos e degraus para que eles possam subir confortavelmente. No topo de cada lado da estante existem frestas que conectam os dois andares, mais um recurso para que os bichanos pudessem se locomover sem ter de cruzar com as pessoas.

– (Francis Dzikowski/Divulgação)
Além desses recursos, os arquitetos também optaram por manter os pisos originais de pinho, as maçanetas, o corrimão das escadas e, no décor, um baú antigo encontrado na sala de jantar. Todas as paredes receberam pinceladas de branco para otimizar a iluminação natural que vem de amplos janelões instalados nos fundos, o toque de cor fica por conta dos móveis e da porta da frente, que é rosa.

– (Francis Dzikowski/Divulgação)

– (Francis Dzikowski/Divulgação)