Cozinha: novidades e tendências internacionais para este ambiente

Grandes marcas participaram da Eurocucina, mostra que apresenta as tendências mais quentes do segmento. Veja aqui os principais lançamentos

Materiais nanotecnológicos combinados com outros naturais, bancadas sobrepostas e muitos itens escondidos, inclusive torneiras. Essas foram algumas das apostas dos principais expositores da Eurocucina, um dos maiores eventos do setor. “Os tons escuros predominaram nas bancadas e nos armários, criando blocos únicos”, explica o arquiteto Carlos Navero. Com a ideia de a cozinha ser um lugar cada vez mais aberto para o resto da casa, especialmente para a sala, os acabamentos se tornaram um elo importante entre as áreas. No centro do ambiente, reinando absoluta, a ilha celebra a convivência em torno do fogão e aparece enriquecida com acessórios multitarefa, como tábuas de cortar, bandejas e escorredores. “Os mármores, porcelanatos e as pedras compostas vieram com força, dando forma a tampos com cubas esculpidas”, observa a arquiteta Patrícia Lamana. Se a intenção é esconder o trecho de trabalho, especialmente quando há integração com o living, entram em cena soluções de marcenaria e serralheria refinadas. “Portas basculantes se movimentam para ocultar tudo ou ficam recolhidas dentro dos armários, quando o ambiente está em uso”, fala a designer de interiores Adriana Fontana. Outra tendência são as mesas retráteis ou fixas que saem das bancadas e apresentam vários formatos – retangulares, quadrados e ovais –, mas sempre como uma extensão da pia. Veja alguns exemplos nas próximas páginas.

 

 

RECEBER COM PRATICIDADE



 (Divulgação/Divulgação)

A marca austríaca Team 7 encontrou no uso da madeira clara – a espécie filigno – a melhor forma de trazer aconchego ao ambiente, estimulando os encontros da família e dos amigos. Com um desenho limpo e sem puxadores à mostra, os móveis da coleção Filigno estabelecem uma conexão harmônica entre cozinha, sala de jantar e living. Enquanto a parte da frente da ilha cumpre a função de aparador durante as recepções em torno do fogão, o bloco de trabalho com bancada de porcelanato deixa livre um espaço prático para o preparo dos alimentos. Os painéis de madeira natural têm apenas 12 mm de espessura: são três camadas unidas manualmente, reforçando a ideia de sofisticação do conjunto

Veja também

 

PARECE UM APARADOR

 (Divulgação/Divulgação)

As silhuetas arredondadas de inspiração retrô ganharam o contraponto futurista do aço inox no modelo Ego, com design de Alberto Torsello para a italiana Abimis. Um dos destaques é a porta totalmente integrada à estrutura do móvel, recurso viável graças ao pivô articulado criado pela marca para não exigir nenhum tipo de ajuste. A cozinha, produzida com acabamento manual polido, espelhado ou pintado em qualquer cor, acaba se transformando numa peça escultural. Já a bancada pode ser contígua ao móvel ou compor uma peça separada. Todas as versões usam o aço AISI 304, material ultrarresistente e higiênico, simplificando a limpeza.

 

ENIGMÁTICA CAIXA BRANCA

 (Leicht/P.Schumacher/Divulgação)

Evolução da já consagrada cozinha aberta, a ideia de um ambiente dentro de outro (neste caso, o bloco-compartimento diante da ilha) norteia a proposta da marca alemã Leicht. O inusitado cômodo mescla funções de estar e armazenamento: dentro, há armários para a lavanderia e a despensa; fora, um nicho faz as vezes de banco. Para a completa integração visual, repetem-se os acabamentos presentes na sala e nos cômodos adjacentes. Neste modelo Bondi-E/Xylo, isso se dá com leveza: laca mate no tom frosty white e tampos de superfície sintética na mesma cor se unem a trechos de carvalho natural. As opções disponíveis de materiais, cores e texturas são numerosas.

 

PARA OS CHEFS DOMÉSTICOS

 (Divulgação/Divulgação)

A ideia da cozinha Ak_Project é combinar o máximo de modularidade nos móveis para oferecer muita liberdade de composição em diferentes layouts. Há um catálogo exclusivo com 12 configurações e 25 opções de acabamentos, dos laminados melamínicos às lacas brilhantes e escovadas. Concebida pela marca italiana Arrital em colaboração com o chef Andrea Berton, essa novidade leva em conta todas as necessidades de quem gosta de cozinhar. Em nome da praticidade, a bancada multifuncional Twice (em primeiro plano, na foto) é mais alta, permitindo expandir o plano de trabalho e deixando a área mais ergonômica. Cada conjunto também pode ter a porta personalizada: com borda reta, borda a 30 graus, perfil de alumínio, alça externa ou embutida.

Na galeria abaixo você confere alguns detalhes e acessórios que prometem tornar a cozinha protagonista:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s