Compacto: quarto ganhou espaço de descanço com jeito de mezanino

O pé-direito generoso foi determinante na reforma deste apartamento de 50 m² em São Paulo

Situado na cobertura de um predinho baixo e antigo – de apenas quatro andares e datado dos anos 40 –, o apartamento oferecia um pé-direito vantajoso, de 4,20 m no ponto máximo. Diante da planta compacta, a saída foi ganhar na vertical estabelecendo um novo ambiente de descanso, espécie de mezanino, acima do quarto. “O mesmo plano horizontal se estende sobre cozinha e banheiro, trecho com pé-direito mais baixo, de 2,60 m. Na área de estar, mantivemos a inclinação original do telhado, deixando à mostra a tesoura estrutural de madeira”, detalha a arquiteta Anna Juni, autora do trabalho ao lado de Enk te Winkel e Gustavo Delonero, todos sócios no escritório Vão Arquitetura. Realizada quase sem demolições, a obra só prolongou uma parede existente para erguer esse grande volume lateral, o qual termina em um armário de apoio.

Veja também
Ao ser transferido para a lateral, o bloco do quarto (15 m²) reorganizou a planta, melhorando a proporção das áreas de estar, bem como a entrada da luz natural. Móveis metálicos de serralheria (Hikary Serralheria) percorrem os 3,50 m de extensão desse volume de alvenaria, vigas metálicas e compensado. Piso de granilite do Revestimento Vilar.

Ao ser transferido para a lateral, o bloco do quarto (15 m²) reorganizou a planta, melhorando a proporção das áreas de estar, bem como a entrada da luz natural. Móveis metálicos de serralheria (Hikary Serralheria) percorrem os 3,50 m de extensão desse volume de alvenaria, vigas metálicas e compensado. Piso de granilite do Revestimento Vilar. (Rafaela Netto/Divulgação)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

  1. Beatriz Machado Zanata

    boa tarde, descanSo é com S… houve um erro de digitação ai…

    Curtir