5 áreas de lazer com churrasqueira

De diferentes estilos, as áreas gourmet estão cada vez mais modernas, mas não deixam de lado o aconchego

O espaço de lazer é sempre uma das partes mais gostosas da casa ou do apartamento para relaxar, receber amigos e curtir momentos com a família. Se o espaço permitir, incluir uma churrasqueira no projeto é uma ótima opção para quem não dispensa um bom churrasco nos fins de semana A seguir, confira 5 projetos de varandas e espaços gourmet que contam com esse recuso:

 

1. Ambiente planejado para o lazer

Incentivada pelos filhos, a propietária deste imóvel  resolveu erguer, ao lado, um anexo de 121 metros quadrados com churrasqueiraforno de pizza e sauna. “Tenho quatro filhos e um deles é chef. Achei que valia a pena investir em uma área de lazer bacana”, diz. Confira a matéria completa clicando aqui.

Pilares e vigas (5 x 15 cm) de cumaru definem a estrutura do anexo. Na junção entre essas peças, adotaram-se conexões metálicas em forma de U, garantia de estabilidade. O trabalho teve ainda projeto de estruturas (Rodrigo Affonso) e de iluminação (Maneco Quinderé). A construção coube a Aleandro Souza da Silva e a serralheria a Robson Rodrigues

Pilares e vigas (5 x 15 cm) de cumaru definem a estrutura do anexo. Na junção entre essas peças, adotaram-se conexões metálicas em forma de U, garantia de estabilidade. O trabalho teve ainda projeto de estruturas (Rodrigo Affonso) e de iluminação (Maneco Quinderé). A construção coube a Aleandro Souza da Silva e a serralheria a Robson Rodrigues (André Nazareth/Andre Nazareth)

 

2. Aqui tem até televisão

A chapa rosa de drywall, especialmente resistente a altas temperaturas, foi o recurso utilizado pelo arquiteto Felipe Rassini para renovar o canto da churrasqueira de um apartamento em São Paulo. “A varanda se transformou em um dos locais favoritos do imóvel. Torná-la mais funcional trouxe conforto e fez diferença na rotina dos moradores”, avalia Felipe. Clicando aqui você pode ver mais detalhes da obra.

Nesta varanda gourmet, a solução aplicada com drywall substituiu a marcenaria.

Nesta varanda gourmet, a solução aplicada com drywall substituiu a marcenaria. (Cacá Bratke/Cacá Bratke)

 

3. Varanda gourmet

Para evitar cheiro e fumaça pelo apartamento, a boca da churrasqueira foi tampada: ganhou uma esquadria de abrir semelhante a uma janela acústica de 72 x 80 centímetros, capaz de suportar calor. A estrutura de alumínio pintado de branco com vidro temperado de 8 milímetros (da AtenuaSom) custou R$ 1 280, instalada. Veja mais sobre o projeto clicando aqui.

Receber mais e melhor. Eis a tônica deste projeto realizado pelo escritório SP Estudio.

Receber mais e melhor. Eis a tônica deste projeto realizado pelo escritório SP Estudio. (DC33/Divulgação)

 

4. Repaginado para atende as necessidades

“O fundo do terreno da casa foi onde mais mudamos a edificação, estava ocupado pela lavanderia fechada e por um quarto”, lembra a arquiteta Sarah Boannano, do Tria Arquitetura. Para atender os clientes, essa edícula deu espaço a uma churrasqueira (que inclui lavabo e área de serviço) e um quintalzinho. Pensando e integrar o novo anexo ao corpo principal, ainda foi planejado um grande pano de vidro na parede divisória existente ali. Confira o resto da história clicando aqui.

Fixadas na alvenaria, tábuas de madeira de demolição (2 cm de espessura, da marcenaria JHC) camuflam as portas da lavanderia e do lavabo. Prático, o porcelanato Concrete Grey (60 x 60 cm, da Portobello), cobre o piso do pátio.

Fixadas na alvenaria, tábuas de madeira de demolição (2 cm de espessura, da marcenaria JHC) camuflam as portas da lavanderia e do lavabo. Prático, o porcelanato Concrete Grey (60 x 60 cm, da Portobello), cobre o piso do pátio. (Martín Gurfein/Martín Gurfein)

 

5. Dicas para a construção 

Inicialmente, convém verificar o espaço disponível para a instalação da churrasqueira, além de coifa, duto e chaminé para a exaustão da fumaça. “A seguir, escolhe-se o modelo ideal, que pode funcionar a carvão, gás ou eletricidade”, esclarece Marcio Gemignani, diretor da Largrill. Para ver mais dicas como esta, clique aqui.

Aqui, a varanda sem divisórias virou uma extensão da área social. Os profissionais da Cipriano Paffi Arquitetura removeram a churrasqueira a carvão entregue pela construtora e elegeram um modelo profissional a gás (Viking), que não gera fumaça. Imprescindível, a coifa de alto desempenho (Tuboar) garante que o cheiro não espalhe pelo living. Bancadas de Dekton (Cosentino), ultrarresistente.

Aqui, a varanda sem divisórias virou uma extensão da área social. Os profissionais da Cipriano Paffi Arquitetura removeram a churrasqueira a carvão entregue pela construtora e elegeram um modelo profissional a gás (Viking), que não gera fumaça. Imprescindível, a coifa de alto desempenho (Tuboar) garante que o cheiro não espalhe pelo living. Bancadas de Dekton (Cosentino), ultrarresistente. (Marco Antonio/Marco Antonio)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s