Portfólio: conheça 4 projetos do MAPA Arquitetos

A proposição do inesperado e a exploração de materiais e tecnologias são algumas das nuances do trabalho desse coletivo

“Buscamos entender espacialmente a experiência de vida do usuário e gerar novas relações com a arquitetura”, diz Luciano Andrades, um dos integrantes.

 

Da fusão do escritório uruguaio MAAM e do gaúcho Studio Paralelo, nasceu, em 2006, o MAPA Arquitetos, com sede lá e cá da fronteira e cinco sócios  Matías Carballal, Silvio Machado, Andrés Gobba, Luciano Andrades e Mauricio López. Nesta entrevista, Luciano conta como atua o grupo. Como a dupla nacionalidade influencia nas obras do escritório? Implica diálogo constante entre equipes de diferentes repertórios, muito importante para nós. A influência se expressa nos detalhes e na visão de como projetar, no modo de se aproximar de cada desafio. O uso de sistemas pré-fabricados é uma marca do coletivo? Projetamos em diferentes escalas, com sistemas convencionais e industrializados. Gostamos muito do conceito “montar mais do que construir”. O uso abusivo de materiais no canteiro tradicional é incompatível com o entorno natural. O que têm experimentado? Investigar novos materiais e obter resultados surpreendentes como, por exemplo, usando grandes planos de vidro e os painéis de madeira Cross Laminated Timber (CLT), que são ao mesmo tempo estrutura e revestimento.

Veja também

Veja os projetos na galreia a seguir:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s