Pura inspiração: segurança e estilo em projetos residenciais

Tornar a casa ou o apartamento mais protegido é desejo da maioria. No entanto, nem só de medo vive o mercado de acessórios de segurança: a conveniência ganha cada vez mais espaço nesse universo

Vigilância discreta: câmera se camufla no paisagismo (Foto: Cacá Bratke)

No projeto do arquiteto Domingos Pascali, da Pascali Semerdjian Arquitetos, uma câmera embutida no sistema de campainha fica camufla da no muro, entre os ramos de falsa vinha e mostra quem chega a esta casa. A antecâmera – espaço entre as duas portas que dão acesso à morada – complementa a segurança. “Até que a entrada seja liberada, o visitante fica num agradável espaço ao lado da piscina”, conta o arquiteto.

Reforço bem posicionado: trava extra protege lado das dobradiças (Foto: Rogério Pallata)

O cliente que encomendou este projeto ao escritório Omnibus Arquitetura queria uma porta blindada para guardar seus equipamentos de fotografia. “Seria um exagero, já que as paredes do edifício são de drywall”, explicam as arquitetas Dani Mattos e Cris Cavalheiro, que ainda contam com Guto Vicentainer para completar a equipe. A saída inteligente foi incluir uma tranca de cada lado da porta. Por dentro, elas dispensam chave e se fecham por linguetas.

Sistema sob medida: passagem discreta é marca de edifício (Foto: Cacá Bratke)

Neste projeto, do escritório Stuchi e Leite, por dentro e por fora não se vê maçaneta – apenas o círculo vermelho sinaliza a abertura eletrônica das unidades nos empreendimentos MaxHaus. Um controle remoto com identificação digital acompanha o sistema, assim como o olho mágico revestido de vidro fumê e a escotilha com coletor de correspondência (na parte mais baixa da porta). O modelo faz belo conjunto com o amarelo, presença marcante na obra.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s