Para curtir e compartilhar: o que já disseram grandes arquitetos

Qual é o papel da arquitetura? Confira frases ditas por mestres da arte de projetar e construir

Refletir sobre a sua prática não é algo estranho aos arquitetos. Isso acontece, pelo menos, desde o século 1 a.C. Nessa época, o romano Vitrúvio formulou a clássica tríade respeitada até hoje: toda edificação, além de fornecer abrigo, deve ter utilidade, beleza e solidez. Esse talvez tenha sido o primeiro e último conceito absolutamente consensual nessa disciplina que, ao longo dos séculos, revelou-se cada vez mais complexa e multifacetada.

Incitado a definir qual o papel da arquitetura hoje, o crítico americano Paul Goldberger respondeu: “Não sei se consigo. Não sei nem se dei conta de esclarecer isso nas 200 páginas que já escrevi sobre o tema [é dele o livro A Relevância da Arquitetura, BEI Editora]”. Além da declaração do arquiteto Vilanova Artigas que inicia esta reportagem, confira mais frases proferidas por mestres da profissão. E você, o que diria?

 

 

(Revista Arquitetura & Construção/Gabriela Graná)

 

Veja também

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s