Dicas e cuidados para construir uma piscina com borda infinita

Arquitetas falam sobre materiais, espaço e cuidados com a segurança

Tendência em hotéis e Resorts do mundo todo, as piscinas infinitas têm chegado com força também aos projetos residenciais. No entanto, é preciso levar em conta alguns fatores como o desnível do terreno e tipos de materiais antes de começar a construir. 

Por isso, convidamos as arquitetas Flávia Gamallo e Fabiana Couto, do escritório CoGa arquitetura, para darem dicas de como planejar a tão sonhada piscina com borda infinta. Confira a seguir:

Qual é o primeiro fator que deve ser levado em conta ao se planejar a construção de uma piscina com borda infinita?

A opção por esta piscina vai de encontro ao desejo de refletir ou integrar esse elemento a uma paisagem deslumbrante que o terreno tem. Portanto, o que deve ser levado em conta ao se planejar essa construção é a paisagem que o terreno tem disponível. A segunda coisa é o desnível do terreno. Quanto maior for o desnível do terreno, maior será a sensação de que a piscina está flutuando.

Quais técnicas são mais utilizadas e/ou recomendadas para obter esse efeito?

Para aproveitar o máximo do desnível do terreno, é indicado que essa piscina seja moldada em concreto. Dessa forma, aproveita-se melhor o próprio desnível e o reflexo da paisagem. Os revestimentos também são um ponto bastante importante. Cores mais escuras, por exemplo, refletem melhor o céu. Para cada tipo de paisagem existe um revestimento mais adequado. 

Que tipos de materiais privilegiam esse tipo de construção?

Como descrito acima, as piscinas em concreto moldadas de acordo com o projeto garantem as melhores proporções para o efeito sonhado. Com relação aos revestimentos, as pastilhas, cerâmicas e pedras naturais são os materiais mais utilizados.

Quais cuidados devem ser tomados em relação à manutenção da piscina depois de pronta?

Como a borda possui uma calha para retorno de água ela deve estar sempre limpa e todo o sistema de bombas de retorno deve estar funcionando para evitar que a água transborde.

Existe um tamanho mínimo para esse tipo de piscina? Quais medidas são mais indicadas?

Não necessariamente. Depende do projeto e do terreno. Você pode ter uma piscina de raia e um dos lados ser a borda infinita. No entanto, quanto maior for a dimensão da piscina maior o efeito de espelho da paisagem.

Existe alguma medida de segurança que deve ser tomada com esse tipo de construção além das convencionais?

Quando a piscina estiver posicionada em um grande declive ou mesmo em um edifício em altura, a calha abaixo da borda infinita deve ser larga como um patamar de segurança.

Leia mais: Piscinas pequenas e notáveis

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s