Pura inspiração: uso do cobre faz brilhar qualquer morada

Morderno e ousado, o metal segue em alta desde 9000 a.C.

Um dos primeiros metais a ser minerado na forma de armas e moedas, o cobre vem conquistando novos usos – e mais poéticos, diga-se de passagem. “Ele traduz uma poderosa simbologia”, conta Tino Schaedler, do estúdio americano Optimist Design. “Aplicar o cobre na revitalização de antigos prédios em Berlim foi a perfeita metáfora do renascimento da cidade como uma capital cultural.”

Além do charme ancestral, outra característica seduz os designers: seus dotes de camaleão. “Ele pode ser brilhante ou opaco dependendo do ângulo, e varia do castanho aos tons de violeta, tendendo aos esverdeados com o passar dos anos”, lembra o arquiteto Andrew Berman, de Nova York, autor do projeto abaixo. “No final, forma e material atuam num concerto que celebra a passagem do tempo.”

Concebido pelo escritório Andrew Berman Architect, o refúgio litorâneo é composto por aço e madeira recoberta por painéis de 1,20 m de largura aparafusados pelo avesso (Crédito: Michael Moran/Andrew Berman Architect)

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s