Como aproveitar o entulho da obra?

Empregado na construção, o descarte se traduz em economia

Além de ser a atividade campeã no consumo de recursos naturais, a construção civil responde por mais de 60% dos resíduos sólidos urbanos. 

Diretamente proporcional é a importância da reciclagem desse entulho, eficaz para diminuir a extração de matéria-prima, reduzir a poluição causada pelos dejetos e capaz de baixar os custos de construção.

Nesta casa paulistana, arquitetura e sustentabilidade caminham juntas

Estudos nessa área indicam que, para cada metro quadrado de uma obra nova, geram-se em torno de 120 kg ou 100 litros de entulho com a seguinte composição: 

Com base nessas informações, podemos estimar que uma construção de 300 m² gera 30 mil litros (ou 30 m³) de resíduos, dos quais 93% (argamassa e material cerâmico) são facilmente reaproveitáveis em muretas de jardim, enchimentos de base para pisos ou valas, aterro de vigas baldrame, lastro para calçadas e em serviços de drenagem. 

Se triturado (com um moinho que pode ser alugado), o material também entra na composição da argamassa. Assim, reduz-se o consumo de cimento, cal e areia, revertido numa economia de 2 a 4% do valor total da empreitada. 

Vale lembrar que o aproveitamento dos restos na própria obra também minimiza os gastos necessários à sua retirada do canteiro, além de contribuir para a limpeza da cidade e para não saturar os aterros. 

Por Marcio Moraes, arquiteto

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s