11 dicas de segurança para a iluminação de Natal

Confira cuidados ao instalar e manter a decoração com luzinhas em casa

Os pisca-piscas trazem ainda mais encanto às comemorações de fim de ano. Para garantir que nada atrapalhe esse clima de festa, vale tomar alguns cuidados com a montagem da iluminação em casa.

Segundo Paulo Mündel, diretor de marketing da FLC, empresa que comercializa lâmpadas econômicas no Brasil, o zelo começa desde a hora da compra das luzes. “A primeira coisa que o consumidor deve ficar atento é checar o número de watts (W) da lâmpada. Essa informação corresponde à potência do produto. Quanto maior for a potência, maior será o consumo das lâmpadas de Natal”, afirma. Confira a seguir todas as dicas para garantir um Natal iluminado e seguro:

– Sempre compre luzes registradas no Inmetro e adquira-as em lojas confiáveis.

– Siga as instruções do fabricante descritas na embalagem.

– Vai fazer uma decoração ao ar livre? Certifique-se de que são luzes próprias para área externa. Instalar produtos exclusivos para espaços internos no exterior pode resultar em choque elétrico e riscos de incêndio.

– Use uma escada de madeira ou fibra de vidro com pés emborrachados quando for pendurar luzes no alto e ao ar livre. Esses materiais evitam a condução de energia elétrica, reduzindo o risco de choque elétrico.

– Nunca ligue mais de três fios de luzes incandescentes.

– Sempre desligue todas as luzes de Natal antes de sair de casa ou dormir.

– Nunca coloque qualquer objeto em cima de uma lâmpada, como tecido ou papel.

– Considere comprar luzes com tecnologia LED: elas gastam menos energia  – a economia pode chegar a 70% -, e também são mais seguras do que as tradicionais lâmpadas incandescentes.

– Verifique cuidadosamente cada decoração elétrica. Soquetes rachados ou danificados, fios soltos ou desencapados podem causar choque grave ou iniciar um incêndio. Também não deixe que os cabos fiquem presos em portas, janelas ou sob móveis pesados. Isso pode danificar o isolamento do fio.

– As tomadas não devem ter muitos dispositivos elétricos conectados. Caso contrário, elas podem superaquecer e causar um incêndio.

– Evite usar velas, o que reduz o risco de acidentes com fogo e de incêndios. Vai utilizá-las na decoração? Mantenha-as acesas sempre à vista e protegidas. Lembre-se de apagar todas antes de sair de casa ou dormir.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s