Continua após publicidade

ONG faz escadas paulistanas renascerem com cores

Em conjunto com a população, projeto Olhe o Degrau mapeia e recupera escadarias de São Paulo

Por Por Amanda Sequin
Atualizado em 9 set 2021, 13h42 - Publicado em 30 dez 2016, 12h50

Em meio às casas e ao comércio da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, São Paulo, uma escadaria de acesso à Rua Cardeal Arcoverde chama a atenção de quem passa: seus degraus e muros estão coloridíssimos, as paredes ao redor, cobertas de grafites e os níveis entre os lances comportam mesas bem compridas. Sem dúvida, mais pessoas começaram a utilizar o lugar depois que o projeto Olhe o Degrau, da ONG Cidade Ativa, transformou-o por completo.

Continua após a publicidade

Na intervenção da Rua Alves Guimarães, em Pinheiros, degraus receberam ilustrações e houve até adição de mobiliário (Foto: Divulgação)

“Ninguém estava atento à carência das escadarias numa cidade com topografa difícil e ávida por soluções de mobilidade. Foi o que percebemos quando decidimos participar de um concurso internacional que pedia para transformar um espaço público com apenas mil dólares”, conta Gabriela Callejas, arquiteta e cofundadora da iniciativa. Em maio de 2014, a ONG realizou a primeira oficina com os moradores a fim de descobrir os problemas do local e incentivá-los a cuidar dele.

Como apoio, o projeto possui online um mapa colaborativo, onde qualquer um pode indicar as escadas que conhece e suas modalidades – em zigzag, entre muros, em área verde, etc. Acesse em https://olheodegrau.cidadera.com.


Publicidade