Casa à prova de enchente “flutua” quando o rio sobe

Lidar com os fenômenos climáticos de forma integrada, em vez de se opor a eles, é o segredo desta casa de 225 m² em Londres

Viver numa ilha do Rio Tâmisa era o sonho dos clientes, porém o risco de alagamentos complicava a ideia, e a elevação sobre pilotis estava fora de questão devido a limitações do Plano Diretor. No projeto do Baca Architects, pesou a experiência em aquatetura, vertente da arquitetura que faz frente às intempéries.

Época SecaA construção se apoia numa caixa de concreto oca, similar à usada em balsas, e está encaixada 2,50 m abaixo da superfície, dentro de uma cavidade escavada no solo, também revestida de concreto.

Na inundação – Quando o rio transborda, esgueira-se nicho adentro, elevando a casa, que desliza por guias de concreto laterais até a beirada, onde fica flutuando. O mecanismo ergue o térreo 2,50 m acima do nível do lote.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s