15 ideias para o seu apartamento. Inspire-se!

Em reforma, a área de 188 m² ganhou piso de ladrilho e madeira, cozinha aberta, iluminação exposta, closet sem portas e outras soluções de personalidade

Três gatas pretas são o xodó do casal de empresários de Porto Alegre. Ambos trabalham muito e praticam esportes frequentemente. Em casa, os momentos de lazer a dois pedem filmes e séries. Quando a diversão envolve amigos e família, o cardápio é único: churrasco, servido em pedacinhos para espetar.

Essas e outras informações sobre o estilo e a rotina do casal foram essenciais para as arquitetas do escritório gaúcho ILLA, que personalizou o imóvel comprado na planta. E foram determinantes para o projeto, como diz a arquiteta Mariana Hugo: “quando mostramos o 3D da proposta, não era preciso mudar nada importante”. A cliente concorda: “Elas entenderam perfeitamente como nós moramos”. 

1. Ladrilhos hidráulicos hexagonais (15 x 15 cm, da Mazza Cerâmicas) cobrem o chão da cozinha e adentram a sala. Como são porosos, receberam resina (Pel Selek, da Pisoclean). 2. No estar, o piso leva tacos de cumaru no padrão espinha de peixe (Armazém do Piso). 3. Um cinza-escuro (Suvinil, ref. Fumaça de Lareira) foi eleito para tornar o living mais aconchegante. (Foto: Marcelo Donadussi)

Foi por causa das gatinhas, por exemplo, que a cozinha ganhou um piso predominantemente claro, que destaca os pelos pretos e facilita a limpeza. A lavanderia tem espaço para deixar os trajes esportivos de molho antes de irem para a máquina, e o closet é enorme, com prateleiras e cabideiros para cada tipo de item. 

Como no endereço anterior a mesa de jantar era inútil, aqui ela é um anexo da bancada do fogão: “Gaúcho não come churrasco sentado à mesa”, justifica a moradora, que durante a construção do prédio pediu a integração da cozinha à sala e ao canto da churrasqueira. 

4. A churrasqueira, no canto da sala, é valorizada pelo cimento queimado (Tecnocimento, da NS Brazil) aplicado na divisória. 5. Já que os moradores dispensaram a sala de jantar, as arquitetas projetaram uma mesa acoplada (1,15 x 2,50 m) à bancada do cooktop – bingo! Assim, quem cozinha não fica isolado, é possível acomodar até seis pessoas sentadas e preserva-se o espaço do estar. A marcenaria feita sob medida pela ST M Móveis contrasta chapas de MDF com dois acabamentos: lâmina de pínus e melamina preta. 6. Pintada com tinta acrílica fosca, a parede preta atua como lousa. (Foto: Marcelo Donadussi)

Atenta ao gosto do casal, a arquiteta chegou à paleta de cinza, preto e madeira que traz aconchego aos ambientes. Nem mesmo as plantas da varanda escaparam à escolha criteriosa: “Elas são de plástico, para horror da Mariana!”, admite a moradora. “Como viajamos muito, só assim para ter verde em casa.”

Leia mais: Alugam-se boas ideias: veja mais 11 inspirações

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s