Continua após publicidade

Neste apartamento, a marcenaria é a estrela do projeto

Com 58 m², o projeto tem elementos versáteis para organizar e setorizar os usos da morada

Por Por Deborah Apsan (visual) e Silvia Gomez (texto) | Projeto Metamoorfose
Atualizado em 23 fev 2024, 17h30 - Publicado em 26 ago 2016, 18h00

Às vezes, um único elemento pode resumir a identidade inteira de um projeto, o que parece ser o caso do comprido painel de madeira clara que setoriza este apartamento. Com seu mecanismo de fechamento do tipo camarão, ele conseguiu servir como solução à principal questão do imóvel, sua metragem exígua, de 58 m². “O conceito foi criar algo que trouxesse unidade arquitetônica e também integrasse os ambientes. Com essa divisória no lugar da antiga parede, conseguimos oferecer a leitura total do espaço e ao mesmo tempo separar funções, quando necessário”, fala a arquiteta Aline D’Avola, autora do trabalho ao lado de André Procópio, ambos sócios no escritório paulistano Metamoorfose.

Leia também: 10 apartamentos pequenos cheios de soluções com ate 66 m²

No dia a dia dos moradores, o casal Maíra Garcia Marques Scabbia e Eduardo Marinho Scabbia, a peça permanece fechada. “Como o meu armário de roupas fica na área do segundo quarto, bem atrás dele, acabo usando o lugar como closet. Mas, em situações com visitas, escancaramos tudo e ganhamos um estar amplo”, conta Maíra. Nessa grande sala, misturam-se então cozinha, mesa de refeições e varanda, esta transformada em home theater.

Leia também: Apê de 50 m² não tem paredes internas

Em tal contexto, manter a organização poderia ser um desafio, dificuldade clássica de quem vive em casas pequenas. “Por isso, tentamos aproveitar cada centímetro. Atrás da porta do lavabo e na passagem do dormitório para o banheiro do casal, por exemplo, desenhamos nichos para guardar objetos”, detalha Aline.

Continua após a publicidade

Toda a marcenaria parece se desdobrar num volume único e limpo – não há nem puxadores à vista – que segue até a cama, nos fundos da planta. A ideia de continuidade visual é repetida no piso, o mesmo porcelanato cinza aplicado em todos os cômodos, inclusive no terraço, medida capaz de reforçar a ilusão de amplitude. Ou melhor, sensação mais do que real. “A obra de fato otimizou o apartamento, que também conquistou flexibilidade”, aprova a proprietária Maíra. Confira mais fotos na galeria abaixo:

Leia também: Boas soluções marcam cada canto do apê de 35 m²

Publicidade