Continua após publicidade

Entre cores e concreto, apartamento ganha ares personalíssimo

Uma fusão harmoniosa e vibrante de design de interiores e elementos arquitetônicos resultou neste projeto cheio de personalidade

Por Por Mayra Navarro (visual) e Renato Bianchi (texto) | Projeto Décio Navarro Arquitetura de Ideias
Atualizado em 9 set 2021, 13h43 - Publicado em 29 dez 2016, 10h10

A reforma do apartamento de 200 m² da jornalista e sua filha adolescente, comprado na planta em São Paulo, partiu do zero para materializar desejos impossíveis de realizar no endereço anterior, bem menor. Exemplos disso são o closet generoso e a hidromassagem integrada ao quarto.

Continua após a publicidade

O drywall com massa de cimento cria colunas falsas que emolduram o banheiro. Enquanto isso, a cabeceira de madeira de demolição dá continuidade ao piso (Foto: Adriano Escanhuela)

Continua após a publicidade

Sob cuidados do arquiteto Décio Navarro, autor do projeto, a primeira ação de grande impacto foi ampliar a área social a fim de que a moradora pudesse receber visitas. “Para aumentar a área de convívio e a circulação, a solução foi integrar estar, jantar e terraço usando portas de correr”, explica o profissional. O canto de refeições foi deslocado para o trecho entre a cozinha e a varanda. Desse modo, o living dobrou de tamanho, oferecendo lugar para dois ambientes.

As portas de correr, que já existiam, foram adaptadas pela esquadrias Aricanduva para abrir por completo (Foto: Adriano Escanhuela)

“Como a cliente gosta muito de cores, elas foram usadas em pontos-chave da decoração”, diz Décio. Assim, verde-azulado, amarelo e outras tonalidades vieram se somar à sobriedade despojada do concreto aparente. “Assumir o sistema construtivo empresta um ar mais contemporâneo à ambientação”, afirma ele. “Por isso, quando considero necessário, proponho substituir a pintura por um revestimento com massa de cimento espatulado que reproduz o efeito de concreto. Foi o que fiz em uma das vigas da sala de TV e na parede de drywall entre o estar e o jantar.” Essa parede é uma amostra perfeita dos conceitos que sustentam o projeto, pois soma ao cimentado uma composição de azulejos coloridos assinados por Alexandre Mancini.

Continua após a publicidade
Publicidade